Quinta, 19 Agosto 2021

CAC São Sebastião do Oeste é inaugurado oficialmente

Foi inaugurado oficialmente no dia 11 de agosto o Cac – Centro de Atendimento ao Cidadão – de São Sebastião do Oeste. Instituído pela Lei Complementar Municipal nº 108/2020, o CAC faz parte da estrutura do Poder Legislativo Municipal, que fica na Rua Deputada Maria Pena, 01 – Centro.

A cerimônia foi marcada pela presença do Prefeito Belarmino Luciano Leite, do representante dos ex-presidentes da Câmara, Sr. Otaviano Teixeira de Moraes, do pastor Wladimir Alexandre de Souza e todos os vereadores e servidores da Câmara Municipal.

O CAC funciona de segunda a sexta, das 7 às 16h e às quintas, funciona em horário especial, das 7h às 18h e disponibiliza os seguintes serviços:

• Agendamento para emissão de Carteira de Identidade no UAI em Divinópolis;
  • Agendamento de perícias e atendimento presencial no INSS;
  • Requerimento e acompanhamento de benefícios junto ao INSS;
  • Emissão de 2ª via de contas (Cemig e operadoras de telefonia);
  • Emissão de Carteira de Trabalho Digital;
  • Requerimento de alistamento eleitoral (1ª via do título), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais ou alteração do local de votação, através de atendimento remoto (site do TRE-MG);
  • Solicitação de emissão de atestado de antecedentes criminais;
  • Inscrição no CPF;
  • Emissão de currículo;
  • Solicitação de serviços de energia junto à Cemig;
  • Registro de ocorrência através da Delegacia Virtual nos casos de acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e objetos, desaparecimento de pessoas e danos simples;
  • Assistência jurídica gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social:
    • Ação de alimentos;
    • Investigação e negatória de paternidade;
    • Separação ou divórcio;
    • Reconhecimento e dissolução de união estável;
    • Requerimento administrativo e/ou judicial de benefícios previdenciários;
    • Orientação quanto a infrações de trânsito sem vítima;
    • Orientação quanto aos direitos do consumidor;
    • Outros casos que poderão ser avaliados.

Para os atendimentos referentes a assistência jurídica, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de renda, se houver.

Para os demais serviços, o interessado deverá apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço.

O horário de atendimento para assistência jurídica é às segundas, quartas e sextas das 7h às 13h, às terças das 10h às 16h, e às quintas das 12h às 18h.

O Centro de Atendimento ao Cidadão foi viabilizado pelos vereadores desta casa visando promover a cidadania em todos os seus âmbitos para a população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.