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Terça, 21 Dezembro 2010

Lei Orgânica Municipal

Documento original encontra-se nos arquivos da Câmara Municipal.

Sexta, 30 Agosto 2024

PROJETO DE LEI N.º 020/2024.

  • Dá denominação a logradouro constante do Bairro Nova Brasília na sede do Município.
Quarta, 07 Agosto 2024

Ata da 13ª Reunião Ordinária

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – DÉCIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA – QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA – 07/AGOSTO/2024.

Aos sete dias do mês de agosto de dois mil e vinte quatro ás nove horas, na sede do legislativo municipal situada à Rua Deputada Maria Pena n.º 01, a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Décima Terceira Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta  Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Adlson Tavares de Castro determinou ao vereador Francisco de Souza Paulino que procedesse a leitura de um texto bíblico. Após a leitura, o Sr. Presidente determinou ao Primeiro Secretário, Francisco de Souza Paulino que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata, Rômulo Roncally Beirigo e Sandra Cristina Moreira. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a Décima Terceira Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura, dando início aos trabalhos desta sessão cumprimentando a todos os presentes. Na sequência, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a Ata da Décima Segunda Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura. Concluída a leitura, a Ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. O Sr. Presidente solicitou a Agente Legislativa que procedesse a Leitura das seguintes correspondências Recebidas e Expedidas pelo Poder Legislativo. Recebidas: Ofício enviado pelo Sr. Reginaldo Maria Macêdo solicitando cópias das prestações de Contas dos últimos 04 anos da Liga Desportiva Sebastianense; convite enviado pelo Sindicato Rural de Divinópolis convidando para o evento Agroeste 2024; ofício 034/2024 enviado pela Secretaria Municipal de Saúde em resposta ao Ofício 042/2024/Legislativo; ofício n.° 084/2024 enviado pelo Poder Executivo encaminhando Lei n.° 885, de 23 julho de 2024; ofício n.° 089/2024 enviado pelo Poder Executivo encaminhando Projeto de Lei que “Autoriza abertura de Crédito Adicional, do tipo Especial, para execução de Recursos da Lei Complementar Federal n.° 195/2022 - Lei Paulo Gustavo, no Orçamento do Município de 2024. Ofícios Expedidos: ofício n.° 044/2024 enviado ao Poder Executivo encaminhando Proposição de Lei n.° 014/2024; ofício n.° 045/2024 enviado ao Poder Executivo encaminhando Indicação n.° 015/2024; ofício n.° 046/2004 enviado ao Poder Executivo solicitando cópias das prestações de contas prestadas pela Liga Desportiva Sebastianense referente aos repasses de recursos públicos municipais. Em seguida Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias da Indicação n.° 016/2024. Determinou também que a Agente Legislativa procedesse á apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias do projeto de Lei n.° 018/2024 que “Dá denominação a logradouros constantes do Distrito de Serra Negra” o qual é de competência das Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento, Tomada de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão de parecer no prazo regimental. Determinou  ainda que a Agente Legislativa procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias do Projeto de Lei n.° 019/2024 que “Autoriza Abertura de Crédito Adicional do tipo Especial, para a execução de Recursos da Lei Complementar Federal n.° 195/2022 - Lei Paulo Gustavo, no Orçamento do Município de 2024.”, O qual é de competência das Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento, Tomada de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão de parecer no Prazo regimental. Em seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias da Emenda Modificativa Redacional  n.° 001 ao Projeto de Lei n.° 016/2024. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA O Sr. Presidente informou aos senhores vereadores que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Lei n.° 016/2024 acompanhado de sua Emenda Modificativa Redacional n.° 001. Em seguida o Sr. Presidente Determinou a Agente Legislativa que procedesse a Leitura do Parecer Conjunto n.° 015/2024 da Assessoria Jurídica e das Comissões de Legislação, Justiça, Redação, Finanças, Orçamento, Tomada de Contas e de Serviços Públicos Municipais. Em ato continuo a Emenda Modificativa Redacional n.° 001 ao Projeto de Lei n.° 016/2024, foi colocado em primeira e segunda discussão e votação, resultando aprovada por unanimidade. O Projeto de Lei n.° 016/2024 que ‘‘Dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de São Sebastião do Oeste para o Exercício Financeiro de 2025 e Contém outras Providencias”, foi colocado em primeira e segunda discussão e votação, resultando aprovado por unanimidade e segue para a sanção do Poder Executivo. NA TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao Primeiro Secretário, Francisco de Souza Paulino que fizesse a chamada dos vereadores para o uso da palavra. Manifestando-se o Sr. Presidente Adlson Tavares de Castro, dando boas vindas aos visitantes João Paulo Vieira Costa e José Paulo da Silva Júnior e os convidaram para voltarem mais vezes. Manifestou-se o vereador Francisco de Souza Paulino, agradecendo a presença dos visitantes e salientando que está casa sempre estará de portas abertas para recebê-los. Manifestou-se o vereador Geraldo de Araújo Moraes, cumprimentando a todos e agradeceu a presença dos visitantes e os convidaram para voltarem mais vezes. Manifestou-se o vereador João Aparecido Prata, cumprimentando a todos os presentes e agradeceu a presença dos visitantes. Ressaltou que esta se aproximando a festa religiosa em nosso Município e que neste sábado dia dez de agosto vai ter Reinado no Distrito de Serra Negra, e convidou a todos para prestigiar a festa. O vereador também salientou que do dia quinze até o dia dezoito de agosto temos o Reinado aqui na Cidade de São Sebastião do Oeste. Frizou que a festa é muito boa, sempre com muita paz e sem violência e que todos estão convidados para participar. Manifestou-se o vereador Rômulo Roncaly Beirigo cumprimentando aos colegas vereadores e servidores e desejou boas vindas aos visitantes. O vereador solicitou mais informações a Assessoria Jurídica sobre o ofício que foi enviado pela Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta a Assessoria Jurídica salientou que é referente ao requerimento do advogado que esteve nesta casa pedindo informações sobre a morte de uma paciente e sobre a jornada de servidores do Poder Executivo, informou que solicitaram os documentos ao Executivo para dar resposta ao Cidadão. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos dessa sessão. E para constar Francisco de Souza Paulino Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, sete de agosto de dois mil e vinte e quatro.

  

Adlson Tavares de Castro                       Dorinato Artur Soares

Presidente                                       Vice-Presidente

 

Francisco de Souza Paulino                          Aguimar Albino de Castro                                                                        

Primeiro Secretário                                   Segundo Secretário

 

Claudiano Júnior Tavares                       Geraldo de Araújo Moraes                 

Vereador                                                     Vereador

 

João Aparecido Prata                             Rômulo Roncally Beirigo 

Vereador                                                      Vereador

 

Sandra Cristina Moreira

Vereadora

Quarta, 17 Julho 2024

Ata da 12ª Reunião Ordinária

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – DÉCIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA – QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA – 17/JULHO/2024.

Aos dezessete dias do mês de julho de dois mil e vinte quatro ás onze horas, na sede do legislativo municipal situada à Rua Deputada Maria Pena n.º 01, a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Décima Segunda Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta  Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Adlson Tavares de Castro determinou ao vereador Dorinato Artur Soares que procedesse a leitura de um texto bíblico. Após a leitura, o Sr. Presidente determinou ao Primeiro Secretário Francisco de Souza Paulino que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata, Rômulo Roncally Beirigo e Sandra Cristina Moreira. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a Décima Segunda Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura, dando início aos trabalhos desta sessão cumprimentando a todos os presentes. Na sequência, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a Ata da Décima Primeira Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura. Concluída a leitura, a Ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. O Sr. Presidente solicitou à Agente Legislativa que procedesse a Leitura das seguintes correspondências Recebidas e Expedidas pelo Poder Legislativo. Recebidas: Ofício n.° 030/2024 enviado pela Secretaria Municipal de Educação em resposta ao Requerimento n.° 010 de 18 de julho de 2024; ofício n.° 079/2024 enviado pelo Poder Executivo enviando o Plano de Sustentabilidade referente ao Convênio n.° 944086/2023 – Ampliação da Cobertura da quadra poliesportiva no Centro Esportivo Belarmino Beirigo Mendes; ofício n.° 080/2024 enviado pelo Poder Executivo encaminhando resposta ao ofício n.º 033/2024 Legislativo. Ofícios Expedidos: ofício n.° 041/2024 enviado ao Promotor de Justiça da Comarca de Itapecerica encaminhando denúncia recebida referente a carga horaria de servidores do Poder Executivo e morte de paciente no Pronto Atendimento Municipal; ofício n.° 042/2024 enviado ao Poder Executivo solicitando esclarecimentos quanto aos contratos dos servidores do Município; ofício n.° 043 enviado ao Poder Executivo encaminhando indicações n.º 013 e 014 de 2024. Em Seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse á apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias da Indicação n.° 015/2024. Atendendo a requerimento do autor do Projeto de Lei n.° 017/2024 que “Dá denominação a logradouro costante do Bairro São José na sede do Município.” o Sr. Presidente informou que ele foi encaminhado para arquivamento. Em seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias das  Emendas Modificativa Redacional n.° 001 e Emenda Modificativa Aditiva n.° 001 ao Projeto de Lei n.° 015/2024. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA O Sr. Presidente informou aos senhores vereadores que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Lei n.° 015/2024 acompanhado de sua Emenda Modificativa Redacional n.° 001 e Emenda Modificativa Aditiva n.° 001. O Sr. Presidente Determinou a Agente Legislativa que procedesse a Leitura do Parecer Conjunto n.° 013/2024 da Assessoria Jurídica e das Comissões de Legislação, Justiça, Redação, Finanças, Orçamento, Tomada de Contas e de Serviços Públicos Municipais. Após a Leitura a Emenda Modificativa Redacional n.° 001 ao Projeto de Lei n.° 015/2024, foi colocada em primeira e segunda discussão e votação, resultando aprovada por unanimidade. A Emenda Modificativa Aditiva n.° 001 ao Projeto de Lei n.° 015/2024, foi colocada em primeira e segunda discussão e votação, resultando aprovada por unanimidade. O projeto de Lei n.° 015/2024 que “Cria o Centro de Especialidades Médicas “Antônia Benedita da Silva” e dá outras providencias.” foi colocado em primeira e segunda discussão e votação, resultando aprovado por unanimidade e segue para a sanção do Poder Executivo. NA TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao Primeiro Secretário, Francisco de Souza Paulino que fizesse a chamada dos vereadores para o uso da palavra. Manifestando-se o vereador João Aparecido Prata, salientando aos colegas vereadores que o Projeto de Lei que denomina rua no Bairro São José foi encaminhado para arquivamento devido a rua em questão já ter sido nomeada em outro projeto mais antigo. Para finalizar ressaltou que já foram tomadas as providencias para apresentação de um novo projeto homenageando o senhor Hélio Carvalho. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos dessa sessão. E para constar Francisco de Souza Paulino Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, dezessete de julho de dois mil e vinte e quatro.

Adlson Tavares de Castro                       Dorinato Artur Soares

Presidente                                       Vice-Presidente

 

Francisco de Souza Paulino                          Aguimar Albino de Castro                                                                        

Primeiro Secretário                                   Segundo Secretário

 

Claudiano Júnior Tavares                       Geraldo de Araújo Moraes                 

Vereador                                                     Vereador

 

João Aparecido Prata                             Rômulo Roncally Beirigo 

Vereador                                                      Vereador

 

Sandra Cristina Moreira

Vereadora

Quarta, 03 Julho 2024

Ata da 11ª Reunião Ordinária

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – DÉCIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA – QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA – 03/JULHO/2024.

Aos três dias do mês de julho de dois mil e vinte quatro as doze horas, na sede do legislativo municipal situada à Rua Deputada Maria Pena n.º 01, a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Décima Primeira Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta  Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente Adlson Tavares de Castro determinou ao vereador Claudiano Júnior Tavares que procedesse a leitura de um texto bíblico. Após a leitura, o Sr. Presidente determinou ao Primeiro Secretário, Francisco de Souza Paulino que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata e Sandra Cristina Moreira, estando ausente o vereador Rômulo Roncally Beirigo que teve sua falta justificada e aceita pela mesa diretora. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a Décima Primeira Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura, dando início aos trabalhos desta sessão cumprimentando a todos os presentes. Na sequência, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a Ata da Décima Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura. Concluída a leitura, a Ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade dos presentes. O Sr. Presidente solicitou a Agente Legislativa que procedesse a leitura das seguintes correspondências Recebidas e Expedidas pelo Poder Legislativo. Recebidas: Convite da Escola Municipal José Bastista Leite convidando os vereadores e servidores para o Arraiá no dia 12 de julho as 18 horas; ofício n.° 031/2024 enviado pela Secretaria Municipal de Saúde em resposta ao ofício n.° 039/2024/Legislativo; ofício n.° 036/2024 enviado pela Escola Estadual Governador Magalhães Pinto solicitando a utilização do Plenário da Câmara Municipal para realização de palestras sobre drogas. Ofícios Expedidos: ofício 003/2024 enviado ao Poder Executivo solicitando informações e providências para manutenção do transporte Coletivo do Distrito de Serra Negra; ofício n.° 036/2024 enviado a Promotora de Justiça em resposta ao ofício n.° 232/2024; ofício n.° 037/2024 enviado ao Poder Executivo encaminhando Indicações n.° 011 e n.º 012 de 2024; ofício n.° 038/2024 enviado ao Poder Executivo informando a designição de audiência publica para discussão do Projeto de Lei n.° 016/2024, Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025; ofício n.° 039/2024 enviado ao Poder Executivo solicitando informações e esclarecimentos para instruir a discussão do Projeto de Lei n.° 015/2024. Em Seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias das Indicações n.° 013/2024 e n.° 014/2024. Em seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias do Requerimento n.° 011/2024. O Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de Cópias do Projeto de Lei n.° 017/2024 que “Dá denominação a logradouro constante do Bairro São José na sede do Municipio.” O qual é de competência das Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento, Tomadas de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão de parecer em prazo regimental. Em seguida o Sr. presidente solicitou interstício de 15 minutos para discussão do Projeto de Lei n.° 017/2024. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA O Sr. Presidente informou aos senhores vereadores que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Lei n.° 017/2024 e Requerimento n.° 011/2024. O Requerimento n.° 011/2024 que “Solicita informações detalhadas acerca da denominação de logradouros do Distrito de Água Limpa.” foi colocado em única discussão. Manifestando-se o vereador Aguimar Albino de Castro salientando que este requerimento é para solicitar mais informações ao Poder Executivo o porque ainda não foram colocadas as placas de denominação no Distrito de Água Limpa, pois a Lei foi aprovada a bastante tempo. Encerrada a discussão, o Requerimento n.° 011/2024 foi colocado em única votação, resultando aprovado por unanimidade dos presentes e segue para o Poder Executivo. Em seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a leitura do Parecer Conjunto n.° 014/2024 da Assessoria Jurídica e das Comissões de Legislação, Justiça, Redação e de Serviços Públicos  Municipais. O Projeto de Lei n.° 017/2024 que “Dá denominação a logradouro constante o Bairro São José na Sede do Município.” foi colocado em primeira e segunda discussão e votação, resultando aprovado por unanimidade seguindo para sanção do Poder Executivo. NA TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao Primeiro Secretário, Francisco de Souza Paulino que fizesse a chamada dos vereadores para o uso da palavra. Manifestou-se o vereador Francisco de Souza Paulino parabenizando está Casa e a todos colegas vereadores pelas atividades do Projeto Vereador Estudante nas escolas. Manifestou-se o vereador João Aparecido Prata agradecendo a todos o colegas em nome da família do Senhor Ângelo pelo apoio na aprovação do projeto que denomina uma rua da Cidade com o nome do pai dele. Para finalizar o vereador desejou boas vindas ao Sr. Gonçalo que estava presente na reunião e o convidou para voltar mais vezes. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos dessa sessão. E para constar Francisco de Souza Paulino Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, três de julho de dois mil e vinte e quatro.

  

Adlson Tavares de Castro                       Dorinato Artur Soares

Presidente                                       Vice-Presidente

 

Francisco de Souza Paulino                          Aguimar Albino de Castro                                                                       

Primeiro Secretário                                   Segundo Secretário

 

Claudiano Júnior Tavares                       Geraldo de Araújo Moraes                 

Vereador                                                     Vereador

 

João Aparecido Prata                             Rômulo Roncally Beirigo 

Vereador                                                      Vereador

 

Sandra Cristina Moreira

Vereadora

Quarta, 19 Junho 2024

Ata da 10ª Reunião Ordinária

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA – QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA – 19/JUNHO/2024.

Aos dezenove dias do mês de junho de dois mil e vinte quatro às nove horas, na sede do legislativo municipal situada à Rua Deputada Maria Pena n.º 01, a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Décima Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta  Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Adlson Tavares De Castro determinou ao vereador Aguimar Albino de Castro que procedesse a leitura de um texto bíblico. Após a leitura, o Sr. Presidente determinou ao Primeiro Secretário, Francisco de Souza Paulino que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata, Rômulo Roncally Beirigo e Sandra Cristina Moreira. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a Décima Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura, dando início aos trabalhos desta sessão cumprimentando a todos os presentes. Na sequência, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a Ata da Nona Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura. Concluída a leitura, a Ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. O Sr. Presidente solicitou a Agente Legislativa  que procedesse a Leitura das seguintes correspondências Recebidas e Expedidas pelo Poder Legislativo. Recebidas: Ofício n.° 027/2024 enviado pela Secretaria Municipal de Saúde em resposta ao Ofício n.° 034/2024/Legislativo; ofício n.° 028/2024 enviado pela Secretaria Municipal de Saúde em resposta ao Ofício 034/2024/Legislativo; ofício n.° 029/2024 enviado pela Secretaria Municipal de Saúde prestando esclarecimentos em relação a uma  propaganda Volante passada em nossa Cidade; ofício 039/2024 enviado pela ARSAE-MG, comunicando que haverá a Consulta Pública e Audiência Pública n.º 52/2024 estando em pauta a Terceira Revisão Tarifária Periódica da Copasa; ofício n.° 072/2024 enviado pelo Poder Executivo encaminhando Lei n.° 884 de 03  junho de 2024; ofício n.° 076/2024 enviado pelo Poder Executivo encaminhando Projeto de Lei que Cria o Centro de Especialidades Médicas, “Antônia Benedita da Silva”; ofício n.° 078/2024 enviado pelo Poder Executivo encaminhando Projeto de Lei que “Dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de São Sebastião do Oeste para o Exercício Financeiro de 2025; ofício n.° 232/2024 enviado pelo Ministério Público, solicitando informações referente ao processo SEI n.º 19.16.2372.0045879/2022-61. Ofícios Expedidos: Ofício 030/2024 enviado ao Poder Executivo encaminhando Proposição de Lei n.° 013/2024; ofício n.° 031/2024 enviado ao Poder Executivo encaminhando Indicações n.° 007, 008, 009 e 010 de 2024; ofício n.° 032/2024 enviado a empresa INFOTRON LTDA encaminhando notificação e solicitando a entrega dos aparelhos de ar condicionados de acordo com a Ata de Registro de Preço n.º 001/2023; ofício n.° 033/2024 enviado ao Poder Executivo solicitando informações sobre o concurso público do Poder Executivo n.º 001/2023; ofício n.° 034/2024 enviado ao Poder Executivo solicitando informações sobre a apuração do evento morte de uma paciente; ofício n.° 035/2024 enviado ao Poder Executivo solicitando a relação de todos os servidores efetivos, contratados e comissionados do Poder Executivo. Requerimento para o uso da tribuna popular apresentado pelo Sr. Caio Hernane Veloso Martins. Em Seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias das Indicações n.° 011/2024 e n.º 012/2024. Em seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias do Requerimento n.° 010/2024. Em seguida o Sr. Presidente passou a palavra para o uso da Tribuna Popular para o Dr. Caio Hernane Veloso Martins. Com a palavra Dr. Caio Martins agradeceu ao Presidente e os demais vereadores pela oportunidade. Salientou que infelizmente o tempo é curto e muitas coisas precisavam ser ditas. Ressaltou que todas as coisas que falar nesta casa será remetido ao Ministério Público e a cópia Integral a Câmara Municipal para que se inicie instauração de uma CPI com urgência para que seja apurado todos os fatos. Salientou que viu que o Secretário de Saúde Sr. Gutemberg Antônio Dias mandou alguns ofícios para está casa, mas não está presente na reunião. Ressaltou que gostaria muito que o Secretário estivesse participando da reunião, porque estranhamente ele o processou, mas ainda não foi notificado oficialmente. Segundo as informações dele tudo que eu vinculei e que inclusive a Câmara Municipal está apurando são inverdades. Ressaltou ainda que gostaria de deixar claro que não é filiado em nenhum partido, e nem é candidato a vereador aqui ou em Divinopolis que é sua cidade. Frizou que sua função é de advogado, que é técnico e foi contratado pela família do Sr. Cícero para apurar as causas da morte da Senhora Marcilene. Disse que quando ele o procurou ficou consternado com a situação, pois é ciclista e frequentemente passa aqui por São Sebastião do Oeste, disse ainda que gosta muito desta Cidade, por isso esta investigando pois pode sofrer um acidente e precisar ser atendido no Pronto Atendimento daqui. Diante destas questões começou uma pesquisa e analize de toda a estrutura do Pronto Atendimento Municipal, e a primeira coisa que fez, foi entender o contrato de prestação de serviço que foi celebrado com o consórcio ICISMEP. Frizou que analizou todos os consórcios das regiões como Divinópolis, Bom Despacho, Itaúna e São Sebastião do Oeste e que os valores pagos por São Sebastião do Oeste são mais altos do que da maiorira dos Municípios da região. Em uma analise mais aprofundada constatou que existe discrepâncias absurdas, pois tem localidade que o plantão é de R$ 740,00 (setecentos e quarenta reais) e aqui passa dos R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais). Outro fato bem interessante é que o Secretário de saúde responde através de ofício informando que os plantões estão de acordo com a legislação. Ressaltou que teve a curiosidade de pesquisar por todo Brasil e no Conselho Federal de Medicina e todos os Conselhos Regionais, e ficou constatado que realmente não existe uma proibição, mas existe uma sugestão para que os plantões não utrapassem doze horas. Ressaltou que passou no Pronto Atendimento e lá não existe um quadro de horários de médicos que é inclusive obrigação Legal, não está fixado para a população ter acesso. Ressaltou que conversou com pessoas que lhe disseram que tem médicos que fazem quarenta e oito horas de plantão, por exemplo entra na terça e sai só na quinta-feira. Confessou que se ele ficar doze horas sem dormir ele não consegue nem raciocinar direito agora imagine um médico ficar 24 horas ou 48 horas chega a ser desumano. Será que se o médico que atendeu a senhora Marcilene tivesse descansado, será que teria a mesma atitude que ele tomou. Me pergunto qual a explicação por estarem estendendo tanto esses horários e estarem fazendo plantão por mais de vinte quatro horas. Qual o interesse que o Município tem nisso. Ressaltou que em Divinópolis os plantões são de doze horas e o Município paga por plantão e não por profissional. Dr. Caio salientou que baixou todos os salários dos Servidores Municipais e estranhamente existem profissionais contratados dentro do Município sem concurso público a mais de quinze anos. Salientou que o Ministério Público vai ser oficiado para investigar. Ressaltou que existe crimes sendo praticados, e se tiver cumplicidade vão ser punidos, pode ser Prefeito, Secretário ou essa Casa Legislativa. Manifestou-se o Sr. Presidente ressaltando que a Câmara está sempre aberta para dar oportunidade de fala na Tribuna Popular para todos, porém devido ao nosso Regimento Interno não pode mais estender a fala do Dr. Caio, pois já foi concedido 5 minutos e estendido por mais cinco minutos, sendo assim não pode estender mais por questões da legislação. Para finalizar o Sr. Presidente colocou a Câmara Municipal a disposição para dar mais informações e esclarecimentos  sobre as questões abordada pelo Advogado. Em seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, Leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias do Projeto de Lei n.° 015/2024 que ‘‘cria o Centro de Especialidades Médicas Antônia Benedita da Silva e da outras providências.” O qual é de competência das Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento, Tomadas de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão de parecer em prazo regimental. O Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, Leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legisaltivo de cópias do Projeto de Lei n.° 016/2024 que ‘‘Dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de São Sebastião do Oeste para o exercício financeiro de 2025 e contém outras providências .“ O qual é de competência da Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento,  Tomada de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão do Parecer em prazo regimental. Em seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, Leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de Cópias do Projeto de Moção N.° 001/2024, que “promove moção de homenagem ao Senhor Ulisses Dias de Castro,” O qual é de competência da Comissão de Legislação, Justiça e Redação para emissão de Parecer no prazo regimental. Em ato continuo o Sr. Presidente solicitou interstício de 15 minutos para discussão do Projeto de Moção n.° 001/2024. Após o interstício Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA O Sr. Presidente informou aos senhores vereadores que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Moção n.° 001/2024 e o Requerimento n.° 010/2024. O requerimento n.° 010/2024 que “faz solicitação de informações correlacionadas a falta de profissionais de apoio para crianças com necessidades especiais nas creches e centros municipais de educação infantil.” foi colocado em única discussão e votação, resultando aprovado por unanimidade e segue para o Poder Executivo. Em seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a leitura do Parecer Conjunto n.° 012/2024 da Assessoria Júridica e da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Em ato continuo o Projeto de Moção n.° 001/2024 que “Promove moção de homenagem ao Senhor Ulisses Dias de Castro.” foi colocado em única discussão e votação, resultando aprovado por unanimidade. NA TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao Primeiro Secretário, Francisco de Souza Paulino que fizesse a chamada dos vereadores para o uso da palavra. Manifestando-se o vereador João Aparecido Prata, salientando que o Senhor Ulisses Dias de Castro é uma pessoa que dentro de suas possibilidades é muito serviçal. Sempre que ele é chamado para ajudar nas festas de reinado e do nosso padroeiro ele sempre está presente. Salientou que em sua visão pessoas simples, trabalhadores que lutam para sobreviver também merece ser homenageados por está Casa, pois eles sempre deixam seus legados, como se fossem grandes empresários, porque todo mundo de uma forma ou de outra sempre contribui para o progresso de nosso Município. Para finalizar parabenizou o Sr. Presidente pela homenagem ao Sr. Ulisses Dias de Castro. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos dessa sessão. E para constar Francisco de Souza Paulino Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, dezenove de junho de dois mil e vinte e quatro.

  

 

Adlson Tavares de Castro                       Dorinato Artur Soares

Presidente                                       Vice-Presidente

 

Francisco de Souza Paulino                          Aguimar Albino de Castro                                                                        

Primeiro Secretário                                   Segundo Secretário

 

Claudiano Júnior Tavares                       Geraldo de Araújo Moraes                 

Vereador                                                     Vereador

 

João Aparecido Prata                             Rômulo Roncally Beirigo 

Vereador                                                      Vereador

 

Sandra Cristina Moreira

Vereadora

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – NONA REUNIÃO ORDINÁRIA – QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA – 29/MAIO/2024.

Aos vinte nove dias do mês de Maio de dois mil e vinte quatro às nove horas, na sede do legislativo municipal situada à Rua Deputada Maria Pena n.º 01, a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Nona Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta  Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente Vereador Adlson Tavares de Castro procedeu a leitura de um texto bíblico. Após a leitura, o Sr. Presidente determinou ao Segundo Secretário, Aguimar Albino de Castro que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata, Rômulo Roncally Beirigo e Sandra Cristina Moreira, estando ausente por motivos de saúde o vereador Francisco de Souza Paulino que teve sua falta justificada e aceita pela Mesa. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a Nona Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura, dando início aos trabalhos desta sessão cumprimentando a todos os presentes. Na sequência, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a Ata da Oitava Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura. Concluída a leitura, a Ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade dos presentes. O Sr. Presidente solicitou a Agente Legislativa que procedesse a Leitura das seguintes correspondências Recebidas e Expedidas pelo Poder Legislativo. Recebidas: Ofício n.° 200/2024 enviado pela Polícia Civil de Minas Gerais, informando a publicação do Convênio, com o objetivo de permitir a abertura/manutenção de Posto de Indentificação no nosso Município; ofício enviado pela EMATER/MG, encaminhando o Relatório Anual dos trabalhos desenvolvidos, e os resultados alcançados no ano de 2023; ofício n.° 066/2024 enviado pelo Poder Executivo em resposta ao Ofício n.° 026/2024/legislativo; ofício n.° 068/2024 enviado pelo Poder Executivo, encaminhando Lei n.° 883 de 2024; ofício n.° 069/2024 enviado pelo Poder Executivo solicitando a retirada de tramitação do Projeto de Lei 009/2024; ofício n.° 071/2024 enviado pelo Poder Executivo solicitando a retirada de tramitação do Projeto de Lei 007/2024 e do Projeto de Lei Complementar 004/2024. Ofícios Expedidos: Ofício 027/2024 enviado ao Poder Executivo em resposta ao Ofício n.° 66/2024-Gabinete do Prefeito; ofício n.° 028/2024 enviado ao Poder Executivo informando desconvocação de comparecimento em reunião ordinária; ofício n.° 029/2024 enviado ao Poder Executivo solicitando esclarecimentos para instruir a discussão do Projeto de Lei n.° 009/2024. Em Seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse à apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de cópias das Indicações n.° 007, n.º 008, n.º 009 e n.º 010 de 2024. Em seguida o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse a apresentação, leitura e disponibilização no sistema eletrônico do Poder Legislativo de Cópias do requerimento n.° 009/2024. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA O Sr. Presidente informou aos senhores vereadores que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Lei n.° 008/2024 e o Requerimento n.° 009/2024. O requerimento n.° 009/2024 que “faz solicitação de informações correlacionadas a fiscalização dos serviços de saúde animal no Município” foi colocado em unica discussão e votação, resultando aprovado por unanimidade dos presentes. Em seguida o Sr. Presidente determinou a agente legislativa que procedesse a leitura do Parecer Conjunto n.° 011/2024 da Assessoria Júridica e das Comissões de Legislação, Justiça, Redação, Finanças, Orçamento, Tomada de Contas e de Serviços Públicos Municipais. Em ato continuo Projeto de Lei n. 008/2024 que ‘‘Cria o centro Municipal de Educação Infatil ”Maria do Carmo Moraes Ferreira” foi colocado em primeira e segunda discussão e votação, resultando aprovado por unanimidade dos presentes e segue para a sanção do Poder Executivo. NA TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao Segundo Secretário, vereador Aguimar Albino de Castro, que fizesse a chamada dos vereadores para o uso da palavra. Manifestando-se o vereador Claudiano Júnior Tavares cumprimentando a todos, ressaltou que gostaria de justificar a esta casa que a paralização dos professores do dia 15 de maio já foi paga no dia 25 de maio no ultimo sábado em horário normal de manhã e a tarde.   O vereador salientou que está enviando uma Indicação ao Prefeito Municipal indicando que ele reduza a carga horaria de mães que tem filhos com transtorno do espectro autista. Ele informou que já existe a Lei Estadual. E caso o prefeito queira, que ele traga essa Lei para o âmbito Municípal também. Está Lei é a redução da jornada de trabalho para mães que tem filhos com trastorno do espectro autista. O vereador salientou que essas mães precisam sair muito para levar seus filhos em fonaudiólogos, e fazer terapias, ressaltou que existe uma Lei Estadual que permite essa redução na carga de horária da funcionária pública que tem filho autista. Manifestou-se o vereador Rômullo Roncally Beirigo cumprimentando a todos colegas vereadores e servidores, salientou que gostaria de esclarecer o requerimento de sua autoria que trata de políticas públicas de controle populacional de cães e gatos. Ressaltou que desde o ano passado as castrações estão suspensas em nosso Município. Salientou que tem visto o número de animais crescendo nas ruas, e casos de animais atacando pessoas e veículos nas ruas. Informou que seu requerimento é nesse sentido, para buscar informações junto ao Poder Executivo para saber sobre as campanhas e cronogramas, para ter controle do número desses animais na Cidade. Para finalizar agradeceu o apoio dos colegas vereadores na aprovação do requerimento. O vereador parabenizou o Poder Executivo por nomear a nova Escola Infantil com o nome da Maria do Carmo Moraes Ferreira. Salientou que essa homenagem foi muito bem merecida, pontuou que Maria foi sua professora e deixou um legado, formando cidadãos de bem e cumpriu sua missão no nosso Município. O vereador também informou que está enviando para o Poder Executivo três Indicações a pedido da população. Uma delas é a respeito do Posto de Saúde Cristininha e Geraldo Moreira do Carmo, pois a população não tem conseguido falar na unidade básica de saúde, ressaltou que foi até o posto de saúde e realmente o telefone não está funcionando, diante desta questão estamos indicando ao Poder Executivo que tome as providências necessárias para evitar que as pessoas se desloquem de suas casas para saber se tem médico nas unidades ou para ter mais informações sobre suas consultas. A outra Indicação é sobre o município rever a planilha da taxa de iluminação pública, ressaltou que o nosso Município tem uma das maiores taxa em relação as outras cidades da região. Salientou que foi anuciado pela CEMIG um reajuste nas contas de energia e isso prejudica ainda mais a nossa população. Desta forma indicamos ao Poder Executivo que reveja o preço que está sendo cobrando na taxa de iluminação pública pois é a maior da região. Outra indicação indica ao Executivo que faça a suspensão da Taxa  de contribuição do IPTU da Chácara Santo Antônio, uma vez que esta localidade não possui infraestrutura, então não faz sentido a população está pagando IPTU. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos dessa sessão. E para constar Aguimar Albino de Castro, Segundo Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, vinte e nove de maio de dois mil e vinte e quatro.

 

Adlson Tavares de Castro                       Dorinato Artur Soares

Presidente                                                 Vice-Presidente

 

Francisco de Souza Paulino                          Aguimar Albino de Castro                                                                       

Primeiro Secretário                                   Segundo Secretário

 

Claudiano Júnior Tavares                       Geraldo de Araújo Moraes                 

Vereador                                                     Vereador

 

João Aparecido Prata                             Rômulo Roncally Beirigo 

Vereador                                                      Vereador

 

Sandra Cristina Moreira

Vereadora

  • Dá denominação a logradouros constantes do Distrito de Serra Negra.
  • Autoriza abertura de Crédito Adicional, do tipo Especial, para execução de Recursos da Lei Complementar Federal n.º 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, no Orçamento do Município de 2024.
  • Dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de São Sebastião do Oeste para o Exercício Financeiro de 2025 e contém outras providências.
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