Poder Legislativo de São Sebastião do Oeste - Site Oficial - "A casa do Povo de São Sebastião do Oeste"
Aos vinte e dois dias do mês de novembro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Oitava Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura.
CONFIRAM COMO FOI A REUNIÃO CLICANDO NO PLAY DO VÍDEO ABAIXO.
Ao primeiro dia do mês de novembro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Sétima Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura.
CONFIRAM COMO FOI A REUNIÃO CLICANDO NO PLAY DO VÍDEO ABAIXO.
Aos dezoito dias do mês de outubro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Sexta Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura.
CONFIRAM COMO FOI A REUNIÃO CLICANDO NO PLAY DO VÍDEO ABAIXO.
Aos quatro dias do mês de outubro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Quinta Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura.
CONFIRAM COMO FOI A REUNIÃO CLICANDO NO PLAY DO VÍDEO ABAIXO.
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDO PERÍODO – PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA –13/ DEZEMBRO/2017
Aos treze dias do mês de dezembro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Décima Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Geraldo Alves Xavier determinou ao Primeiro Secretário, Lucas Tavares Pereira que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, Dorinato Artur Soares, Geraldo Alves Xavier, João Geraldo da Cunha, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo, Sirleia Moreira Tavares. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência Sr. Presidente, solicitou a vereadora Danyele Delvekio Furtado Houpillard que procedesse à leitura de um texto bíblico. Após a leitura, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a ata da Nona Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura, a ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA o Sr. Presidente informou aos parlamentares que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Lei Complementar nº 09/2017 acompanhado de sua Emenda Modificativa nº 001; o Projeto de Lei nº 20/2017 acompanhado de sua Emenda Modificativa nº 001; Projeto de Lei nº 23/2017 acompanhado de sua Emenda Modificativa nº 01 e Emenda Supressiva nº 001, o Projeto de Lei nº 25/2017 acompanhado de sua Emenda Modificativa nº 001 e Requerimentos Parlamentares nº 009, nº 010 e nº 011. Em seguida a Emenda Modificativa nº 001 ao Projeto de Lei Complementar nº 09/2017 foi colocada em primeira e segunda discussão aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, resultando aprovada por unanimidade nos dois sufrágios. O Projeto de Lei Complementar nº 09/2017 que “Altera Quadro da Lei Complementar nº 58, de 28 de março de 2013” foi colocado em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, resultando aprovado por unanimidade nos dois sufrágios e segue para sanção do Executivo. A Emenda Modificativa nº 001 ao Projeto de Lei 20/2017 foi colocada em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores manifestarem, manifestando o voto a Sra vereadora Sirleia Moreira Tavares, resultando aprovada por unanimidade nos dois sufrágios. O Projeto de Lei nº 20/2017 que “Institui o Pano Plurianual do Município de São Sebastião do Oeste para Quadriênio 2018-2021 e dá outras providências” foi colocado em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem resultando aprovado por unanimidade nos dois sufrágios seguindo para sanção do Executivo. A Emenda Modificativa nº 001 ao Projeto de Lei nº 23/2017 foi colocada em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, manifestando-se o voto a Sra vereadora Sirleia Moreira Tavares e os Srs. Vereadores Antônio Manoel Tavares Sobrinho e Lucas Tavares Pereira. Sendo assim a Emenda Modificativa nº 001 ao Projeto de Lei nº 23/2017 resultou aprovada por cinco votos a quatro sendo o voto do Sr. Presidente como desempate, votando contra a Sra. vereadora Danyele Delvekio Furtado Houpillard e os vereadores Dorinato Artur Soares, João Geraldo da Cunha e Rômulo Roncally Beirigo, e votando a favor os Srs. vereadores Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Geraldo Alves Xavier, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira e a Sra. vereadora Sirleia Moreira Tavares. A Emenda Supressiva nº 001 ao Projeto de Lei nº 23/2017 foi colocada em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, manifestando o voto a Sra Vereadora Sirleia Moreira Tavares, resultando aprovada por cinco votos a quatro nos dos sufrágios, sendo o voto do Sr. Presidente como desempate, votando contra a vereadora Danyele Delvekio Furtado Houpillard e os vereadores Dorinato Artur Soares, João Geraldo da Cunha e Rômulo Roncally Beirigo, e votando a favor os vereadores Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Geraldo Alves Xavier, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira e a vereadora Sirleia Moreira Tavares. O Projeto de Lei nº 23/2017 que “Estima a receita e Fixa a Despesa do Município de São Sebastião do Oeste - MG, para o exercício financeiro de 2018 e dá outras providencias” foi colocado em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, manifestando-se o voto a Sra. Vereadora Sirleia Moreira Tavares 2017 e resultando aprovado por unanimidade nos dois sufrágios seguindo para sanção do Executivo. A Emenda Modificativa nº 001 ao Projeto de Lei nº 25/2017 foi colocada em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, manifestando-se o voto a Sra. Vereadora Sirleia Moreira Tavares. Sendo assim a Emenda Modificativa nº 01 ao Projeto de Lei nº 25/2017 resultou aprovada por unanimidade nos dois sufrágios. O Projeto de Lei nº 25/2017 que “Regula no Poder Executivo Municipal o acesso á informações previstos na Constituição Federal e dá outras providencias” foi colocado em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem resultando aprovado por unanimidade nos dois sufrágios e segue para sanção do Executivo. O Requerimento Parlamentar nº 09 foi colocada em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, manifestando-se o voto a Sra Vereadora Sirleia Moreira Tavares, resultando aprovado por unanimidadenos dois sufrágios. O Requerimento Parlamentar nº 10 foi colocada em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, manifestando-se o voto a Sra Vereadora Sirleia Moreira Tavares e resultando aprovado por unanimidade nos dois sufrágios. O Requerimento Parlamentar nº 11 foi colocada em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores se manifestarem resultando aprovado por unanimidade nos dois sufrágios.Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao primeiro secretário, Vereador Lucas Tavares Pereira, que procedesse a chamada dos vereadores para uso da palavra, manifestando-se o Sr. Vereador Dorinato Artur Soares solicitando ao Sr. Presidente que não acumule projetos para apreciação e votação. Manifestou-se também o Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira cumprimentando a todos deixando claro que não foi eleito para defender nenhum lado e prezar sempre pela população, no mais desejou a todos votos de feliz natal e próspero ano. Manifestou-se ainda a Sra. Vereadora Sirleia Moreira Tavares parabenizando ao Sr. Presidente pela condução desta Casa onde teve o reconhecimento da população e deseja a todos boas festas e um próspero ano novo, relata ainda ter participado de uma reunião na cidade de Pains com o Secretário de Governo Odair Cunha, onde foi solicitado a regularização dos repasses dos recursos de reponsabilidade do Estado para com o nosso município. Em seguida o Sr. Presidente suspendeu os trabalhos por 15 minutos para a Ata ser redigita. Dando continuidade aos trabalhos, foi lida a Ata da Décima Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura a Ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Considerando o encerramento da sessão Legislativa, o Sr. Presidente informou aos Vereadores que a Câmara entrará em recesso a partir desta data, voltando a exercício no dia 07 de fevereiro de 2018 as 18 horas. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, treze de dezembro de dois mil e dezessete.
Geraldo Alves Xavier
Presidente
Sirleia Moreira Tavares
Vice-Presidente
Lucas Tavares Pereira
Primeiro Secretário
João Aparecido Prata
Segundo Secretário
Antônio Manoel Tavares Sobrinho
Vereador
Danyele Delvekio Furtado
Vereadora
Dorinato Artur Soares
Vereador
João Geraldo da Cunha
Vereador
Romulo Roncally Beirigo
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – NONA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDO PERÍODO – PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA –06/ DEZEMBRO/2017
Aos seis dias do mês de dezembro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Nona Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Geraldo Alves Xavier determinou ao Primeiro Secretário, Lucas Tavares Pereira que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, Dorinato Artur Soares, Geraldo Alves Xavier, João Geraldo da Cunha, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo, Sirleia Moreira Tavares. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência Sr. Presidente, solicitou ao vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho que procedesse à leitura de um texto bíblico. Após a leitura, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a ata da Oitava Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura, a ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Continuando a sessão o Sr. Presidente solicitou a Diretora de Secretaria que procedesse a distribuição do Projeto de Lei nº 25/2017. Em seguida foram apresentadas e lidas as seguintes correspondências recebidas e expedidas pelo poder legislativo. Correspondência recebida da Deputada Estadual Geisa Teixeira comunicando que através de emenda parlamentar de sua autoria a Escola Estadual Governador Magalhães Pinto receberá R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para aquisição de mobiliário/equipamentos; pelo Assessor Administrativo da empresa Viação são Cristóvão informando alteração de horários de Ônibus a partir do dia 02/12/2017; Ofício nº 083/2017 encaminhado para Sra Raquel Gondim, Diretora da Escola Estadual Governador Magalhães Pinto anexando oficio referente a emenda parlamentar no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA o Sr. Presidente informou aos parlamentares que está incluído na pauta desta reunião a Emenda Modificativa nº 01 ao Projeto de Lei nº 26/2017, a Emenda Aditiva nº 01/2017 ao Projeto de Lei nº 26/2017eo Projeto de Lei nº 26/2017 que “ Dispõe sobre a concessão de diárias de viagens aos servidores públicos municipais e dá outras providências”. Em seguida a Emenda modificativa nº 01 ao Projeto de Lei nº 26/2017 foi colocada em primeira e segunda discussão aberta a palavra para os vereadores se manifestarem. Manifestou-se o Sr. vereador Lucas Tavares Pereira fazendo a defesa da Emenda de sua autoria baseando-se no princípio da igualdade, relatando que todos são iguais perante a lei e que a forma de distinguir o valor das diárias para o prefeito, vice-prefeito e secretários é uma forma de discriminação com os demais servidores, sendo que todos devem ser tratados iguais sem nenhuma distinção. A Sra. Vereadora Sirleia Moreira Tavares também manifestou-se concordando com o posicionamento do Sr. Vereador Lucas, ressaltando sobre a isonomia e que devemos trabalhar com igualdade social, independente de agentes públicos, e que deve-se ter responsabilidade na utilização dos recursos públicos, ressalta ainda ser contra essa diferenciação de diárias por ocupar funções diferentes, sendo assim a vereadora votou favorável a emenda modificativa. O Sr. Vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho se manifesta concordando com as falas de seus colegas vereadores ressaltando não concordar com a desigualdade e discriminação, pois deve-se tratar todos com igualdade, declarando seu voto favorável. O Sr. Dorinato Artur Soares relata ter buscado orientações com o Promotor de Justiça onde o mesmo relatou que não cabe ao vereador fazer projeto nem emenda a despesas, declarando seu voto contra. O Sr. Vereador João Geraldo da Cunha declara seu favorável ao projeto do Executivo, porém sem emenda. O Sr. Vereador Rômulo Roncally Beirigo relata ter buscado informações jurídicas e na Promotoria na qual foi orientado e teve a conclusão de que não cabe ao vereador estipular os valores das diárias do Executivo e sim cabe somente ao Executivo esta função, relatou ainda ter buscado informações em outras cidades e constou que os valores das diárias não estão acima do mercado e que algumas cidades estão com a diária bem acima do que a do município, declarando assim seu voto contra a emenda. O Sr. Vereador Lucas faz algumas considerações relatando que os valores de acordo com a emenda, não foram estipulados por ele e sim pelo Executivo, o vereador apenas adequou conforme orientação jurídica desta Casa, e que a proposta da emenda é unificar os valores de acordo com o quadro de valores das diárias para Secretários, vice-prefeito, procurador e Chefe de Gabinete. O Sr. Vereador Rômulo Roncally Beirigo questiona a respeito dos valores, pois em seu entendimento, na reunião das comissões foi falado que seria os valores da terceira coluna do projeto. A Sra. Vereadora Sirleia Moreira Tavares relata que realmente foi discutido na reunião das comissões, porém não foi definido, sendo que o autor da emenda é o Sr. Vereador Lucas. O Sr. Vereador Lucas relata que como autor da emenda pode analisar sua ideia a ser apresentada.Sendo assim a Emenda Modificativa nº 01/2017 resultou aprovada por cinco votos a quatro nos dos sufrágios, sendo o voto do Sr. Presidente como desempate, votando contra a vereadora Danyele Delvekio Furtado Houpillard e os vereadores Dorinato Artur Soares, João Geraldo da Cunha e Rômulo Roncally Beirigo, e votando a favor os vereadores Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Geraldo Alves Xavier, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira e a vereadora Sirleia Moreira Tavares. Na sequencia a Emenda Aditiva nº 01/2017 ao Projeto de Lei nº 26/2017 foi colocada em primeira e segunda discussão aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, manifestando-se a Sra. Vereadora Sirleia Moreira Tavares autora da Emenda Aditiva, relatando que o projeto encaminhado pelo Executivo, além de estar com desigualdade nas diárias, não está claro de como seria feita a prestação de contas por todos agentes públicos que utilizassem as diárias, sendo assim a emenda é para garantir mais responsabilidade, transparência e para a comunidade saber quanto o município está gastando de diárias a serviço do município. O Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira concorda com a fala da vereadora, relatando que precisa-se ter um comprovante fiscal para fiscalizar a utilização das diárias. Os Senhores Vereadores João Geraldo da Cunha e Dorinato Artur Soares relatam ser favorável ao Projeto do Executivo sem emendas. Sendo assim a Emenda Aditiva nº 01/2017 resultou aprovada por seis votos a dois nos dois sufrágios, votando contra os Senhores vereadores Dorinato Artur Soares e João Geraldo da Cunha, e votando a favor os vereadores Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo e Sirleia Moreira Tavares. Em ato contínuo o Projeto de Lei nº 26/2017 que “Dispõe sobre a concessão de diárias de viagens aos servidores públicos municipais e dá outras providências” foi colocado em primeira e segunda discussão aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, a Vereadora Sirléia Moreira Tavares se manifesta aprovando o projeto na íntegra com suas emendas. O Sr. Vereador Rômulo Roncally Beirigo se manifesta aprovando o projeto mas reprova uma das emendas. O Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira reforça e reitera que deve-se oferecer condições de trabalho e que o princípio da igualdade preza a não discriminação e a emenda não foi feita pra prejudicar ninguém e sim para valorizar todos agentes públicos. Sendo assim o Projeto de Lei nº 26/2017 foi aprovado por sete votos contra um, porém o Sr. vereador João Geraldo da Cunha equivocou-se ao manifestar seu voto, portanto o Projeto de Lei resultou aprovado por unanimidade. O Sr. Presidente informou ao plenário que o Projeto de Lei nº 026/2017 foi aprovado e segue para sanção do Poder Executivo. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao primeiro secretário, Vereador Lucas Tavares Pereira, que procedesse a chamada dos vereadores para uso da palavra, manifestando-se o Sr. Vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho cumprimento a todos e agradece a presença do novo presidente do Partido PTC, Eduardo Azevedo, do município e Divinópolis e da vice-presidente Ana Paula e convidam a todos a estarem presentes mais vezes a esta Casa Legislativa. Manifestou-se também o Sr. Vereador Dorinato Artur Soares cumprimentando a todos e sugere que nas próximas reuniões quando tiver alguma emenda, seja distribuída uma cópia na mesa e solicitou que constasse nesta ata sua votação ao Projeto de Lei sendo favorável da forma como veio pelo Executivo. Manifestou-se ainda o Sr. Vereador João Geraldo da Cunha solicitando também que constasse nesta Ata seu voto quanto ao Projeto de Lei sendo favorável conforme veio pelo Executivo sem emendas. O Sr. Vereador João Aparecido Prata manifestou-se cumprimentando a todos e ao novo presidente do partido PTC do município de Divinópolis e relata que o Promotor de Justiça da Comarca de Itapecerica colocou a disposição e chama a atenção dos senhores vereadores para quando tiverem uma matéria, todos possam participar, pois estão fazendo uma votação representando uma municipalidade na qual tem que fazer uma votação bem entendida com compromisso e responsabilidade, e devem-se ser unidos sempre para discutirem e terem certeza do que estão votando para não terem problemas futuros, nem para Legislativo, Executivo e principalmente o povo, no mais agradeceu a todos. Manifestou-se também o Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira concordando com a fala do Sr. Vereador João Aparecido Prata e coloca a disposição para quando houver uma solicitação formal para reunir-se com o promotor, relata ainda respeitar a opinião de cada um quanto ao Projeto e pede aos senhores vereadores para analisarem as propostas sempre visando o bem da população. Manifestou-se ainda o Sr. Vereador Rômulo Roncally Beirigo cumprimenta todos os presente e faz um apelo em solenidade aos Prefeitos do Estado de Minas Gerais na qual o Governador Fernando Pimentel, por duas datas não repassa recursos do ICMS, comprometendo assim todos os municípios, e convida a todos em nome da Prefeitura e da Liga Desportiva a participarem da final do torneio municipal que acontecerá no domingo (10/12/2017) as 8:30h. A Sra Vereadora Sirleia Moreira Tavares manifestou-se cumprimentando a todos e ao novo presidente do partido PTC do município de Divinópolis e também a vice-presidente, e relata ter participado do Encontro Regional de Mulheres que aconteceu na Câmara de Divinópolis pela Secretaria de Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, onde foi feita várias discussões a respeito dos direitos das mulheres, relatou também sobre a realização da segunda etapa da Roda de Conversa, onde o tema foi sobre Saúde Mental, Infância e Adolescência em que foi elencada pela população quanto à dificuldade no atendimento das crianças com necessidades especiais. A Sra. vereadora também convida aos Srs. vereadores a participarem do novo projeto “Arte na Praça” do projeto DÓ RÉ MI, em parceria com a Associação da Comunidade de Serra Negra que acontecerá no sábado (09/12/2017) na comunidade Serra Negra onde terá apresentação do integrantes do Projeto DÓ RÉ MI e do teatro da CIA Dream de São Sebastião do Oeste. A Sra. vereadora faz uma ressalva quanto a fala do Sr. Vereador João Aparecido Prata relatando a competência do jurídico desta Casa e entende que o Ministério Público é outro órgão, mas que todos têm o direito de buscar informações, pois isso é democracia, e a vereadora faz um reconhecimento e confiança do jurídico desta Casa. O sr. Vereador Dorinato Artur Soares toma a palavra e relata que ninguém relatou da incompetência do jurídico desta Casa. A Sra. vereadora reforça mais uma vez sobre a competência jurídica desta Casa e não discorda de nenhum vereador que esteve no Ministério Público da Comarca de Itapecerica em busca de outros pareceres jurídicos e solicitou que constasse neta ata, não ser contra nenhum vereador buscar outros pareceres jurídicos e esclarecimentos ao Ministério Público, a vereadora faz apenas um reconhecimento dos serviços jurídicos desta Casa na qual respeita, admira e confia. O Sr. Vereador Dorinato Artur Soares relata também respeitar o jurídico desta Casa. O Sr. Presidente manifesta-se também agradecendo a presença do Presidente e da Vice-presidente do partido PTC de Divinópolis e convida a todos a participarem mais vezes das reuniões desta Casa legislativa. Na sequência, o Sr. Presidente convocou todos os parlamentares para a próxima Reunião Plenária Ordinária a realizar-se no dia 13 de dezembro de 2017 às dezoito horas, sendo que as Comissões Permanentes reunir-se-ão no mesmo dia as oito horas. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão. E para constar, Lucas Tavares Pereira, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, seis de dezembro de dois mil e dezessete.
Geraldo Alves Xavier
Presidente
Sirleia Moreira Tavares
Vice-Presidente
Lucas Tavares Pereira
Primeiro Secretário
João Aparecido Prata
Segundo Secretário
Antônio Manoel Tavares Sobrinho
Vereador
Danyele Delvekio Furtado
Vereadora
Dorinato Artur Soares
Vereador
João Geraldo da Cunha
Vereador
Romulo Roncally Beirigo
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDO PERÍODO – PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA – 22/ NOVEMBRO/2017
Aos vinte e dois dias do mês de novembro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Oitava Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Geraldo Alves Xavier determinou ao Primeiro Secretário, Lucas Tavares Pereira que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, Dorinato Artur Soares, Geraldo Alves Xavier, João Geraldo da Cunha, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo, Sirleia Moreira Tavares. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência Sr. Presidente, solicitou ao vereador Rômulo Roncally Beirigo que procedesse à leitura de um texto bíblico. Após a leitura, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a ata da Sétima Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura, a ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em seguida foram apresentadas e lidas as seguintes correspondências recebidas: Convite para o Primeiro Festival de Dança na Escola Estadual Governador Magalhães Pinto; Comunicado nº CM241455/2017 do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros destinados a garantir a execução de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Convite de Formatura em Medicina Veterinária de Paulo Henrique Araújo Soares. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA o Sr. Presidente informou aos parlamentares que não havia projetos para apreciação nesta sessão. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao primeiro secretário, Vereador Lucas Tavares Pereira, que procedesse a chamada dos vereadores para uso da palavra, manifestando-se o Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira cumprimentando a todos os presentes e parabeniza ao Sr. Vereador Dorinato Artur Soares pela formatura de seu filho Paulo Henrique desejando-o sucesso, manifestou-se também a Sra. vice-presidente vereadora Sirleia Moreira Tavares informando ter participado do Fórum Regional Diocesano no domingo (dia 19/11/2017), realizado pelo núcleo de apoio de leigos de ética e cidadania juntamente com a Diocese de Divinópolis, onde a discussão foi sobre “o Brasil que queremos”, e que nós devemos pensar nacionalmente e agir localmente, sendo que o próximo ano há eleições estaduais e federais. Relatou também que foi discutida a real situação do nosso país e foi feita também uma discussão de como os vereadores e prefeitos no próximo ano tem a responsabilidade em fazer uma analise do Brasil para que possa fazer a defesa ou não daqueles políticos candidatos, que serão lançados para deputados federais, estaduais, governadores, senadores e presidente. Foi falado também sobre a crise que vivemos, do que a sociedade brasileira esta perdendo com a votação que está acontecendo no Congresso sobre os diretos trabalhistas, previdenciários e outros garantidos pela Constituição de 1988 que estão sendo derrubados, e a vereadora chama a atenção dos senhores vereadores para o que se possa fazer localmente no nosso município que possa mudar o nosso Brasil, e estende o convite em nome de Dom José Carlos aos senhores vereadores a participarem dos próximos Fóruns. A Sra vereadora relata também ter participado da abertura da Conferência Municipal da Saúde que aconteceu no município onde a comunidade colocou suas necessidades, e a vereadora espera que aquelas prioridades que não estiverem elencadas no PPA possa ser encaminhadas a esta Casa pela Secretaria de Saúde ou pelo Executivo para que se possa fazer a inclusão dessas prioridades feita pela população, no mais também parabenizou ao Sr Vereador Dorinato pela formatura de seu filho. Na sequência, o Sr. Presidente convocou todos os parlamentares para a próxima Reunião Plenária Ordinária a realizar-se no dia 06 de dezembro de 2017 às dezoito horas, sendo que as Comissões Permanentes reunir-se-ão no mesmo dia as quatorze horas. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão.E para constar, Lucas Tavares Pereira, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, vinte e dois de novembro de dois mil e dezessete.
Geraldo Alves Xavier
Presidente
Sirleia Moreira Tavares
Vice-Presidente
Lucas Tavares Pereira
Primeiro Secretário
João Aparecido Prata
Segundo Secretário
Antônio Manoel Tavares Sobrinho
Vereador
Danyele Delvekio Furtado
Vereadora
Dorinato Artur Soares
Vereador
João Geraldo da Cunha
Vereador
Romulo Roncally Beirigo
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDO PERÍODO – PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA – 01/ NOVEMBRO/2017
Ao primeiro dia do mês de novembro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Sétima Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Geraldo Alves Xavier determinou ao Primeiro Secretário, Lucas Tavares Pereira que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, Dorinato Artur Soares, Geraldo Alves Xavier, João Geraldo da Cunha, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo, Sirleia Moreira Tavares. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência Sr. Presidente, solicitou ao vereador Lucas Tavares Pereira que procedesse à leitura de um texto bíblico. Após a leitura, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a ata da Sexta Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura, a ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em seguida foram apresentadas e lidas as seguintes correspondências recebidas e expedidas pelo poder legislativo: Ofício nº 079/2017 expedido por esta Casa ao Assessor administrativo da empresa Viação São Cristóvão informando algumas solicitações da nossa comunidade, solicitando também para que a mesma solicite ao Executivo a placa indicativa em frente ao Bradesco e que os veículos da empresa não estacionem em vias de mão dupla. E-mail encaminhado pelo Assessor Administrativo da empresa Viação São Cristóvão informando os horários de ônibus para o feriado de finados dia 02 e dias 03 e 04 de novembro. Continuando a sessão o Sr. Presidente solicitou a Diretora de Secretaria que procedesse a distribuição do Projeto de Lei nº 24/2017 e do Projeto de Lei Complementar nº 09/2017. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA o Sr. Presidente informou aos parlamentares que não havia projetos para apreciação nesta sessão. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao primeiro secretário, Vereador Lucas Tavares Pereira, que procedesse a chamada dos vereadores para uso da palavra, manifestando-se apenas a Sra. vice-presidente vereadora Sirleia Moreira Tavares cumprimentando a todos e faz algumas considerações parabenizando a todos servidores público pelo dia 28 de outubro. A Sra vereadora também relata sobre o lançamento do projeto "Tá na Roda" no qual teve participação de 100 pessoas e informa que em atendimento da população o projeto terá continuação com a segunda parte do assunto Saúde Mental, Infância, Adolescência devida a demanda do mesmo. Solicita também que os horários de ônibus encaminhado pelo Sr. Roberto sejam divulgados e que serão de caráter experimental e ressaltou que as solicitações feitas pelos senhores vereadores e pela comunidade algumas ainda não constam, mas já foram atendidas, porém espera que possa melhorar e que essas solicitações serão atendidas aos poucos e informado a esta Casa, relatou também que a vinda do Assessor da empresa São Cristóvão obteve resultado, no mais agradeceu a todos. Na sequência, o Sr. Presidente convocou todos os parlamentares para a próxima Reunião Plenária Ordinária a realizar-se no dia 22 de novembro de 2017 às dezoito horas, sendo que as Comissões Permanentes reunir-se-ão no mesmo dia as quatorze horas. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão.E para constar, Lucas Tavares Pereira, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, primeiro de novembro de dois mil e dezessete.
Geraldo Alves Xavier
Presidente
Sirleia Moreira Tavares
Vice-Presidente
Lucas Tavares Pereira
Primeiro Secretário
João Aparecido Prata
Segundo Secretário
Antônio Manoel Tavares Sobrinho
Vereador
Danyele Delvekio Furtado
Vereadora
Dorinato Artur Soares
Vereador
João Geraldo da Cunha
Vereador
Romulo Roncally Beirigo
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDO PERÍODO – PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA –18/ OUTUBRO/2017
Aos dezoito dias do mês de outubro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Sexta Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Geraldo Alves Xavier determinou ao Primeiro Secretário, Lucas Tavares Pereira que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, Dorinato Artur Soares, Geraldo Alves Xavier, João Geraldo da Cunha, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo, Sirleia Moreira Tavares. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência Sr. Presidente, solicitou ao vereador João Geraldo da Cunha que procedesse à leitura de um texto bíblico. Após a leitura, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a ata da Quinta Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura, a ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em seguida o Sr. Presidente solicitou a Diretora de Secretaria que procedesse a distribuição do Projeto de Lei nº 23/2017. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA o Sr. Presidente informou aos parlamentares que que não havia projetos para apreciação nesta sessão. Em ato contínuo, o Sr. Presidente convida o Sr. Roberto Cardoso Júnior, Assessor administrativo da empresa Viação São Cristóvão para compor a mesa. Na sequencia o Sr. Presidente passa a palavra para a Sra vice-presidente vereadora Sirleia Moreira Tavares para fazer algumas perguntas ao convidado. A Sra vice presidente cumprimenta a todos os presentes e agradece a presença do Sr. Roberto em atender o convite desta Casa na qual teve como objetivo para esclarecimentos de dúvidas da população. A Sra. vereadora faz algumas considerações e relata que a Câmara estará à disposição para melhorar a prestação de serviço do nosso município e logo coloca alguns pontos para esclarecimentos da população tais como: os horários fixos de ônibus de São Sebastião do Oeste para Divinópolis e vice e versa pois devido a empresa Avivar os passageiros de São Sebastião do Oeste acabam sendo prejudicados; os horários de sábado, se poderia haver melhoria para a tender a população; o preço da passagem, como é calculado e se há possibilidade de um preço mais acessível; o cartão que os trabalhadores da Avivar utilizam, é possível a população utilizar também. A vereadora relata também a respeito de uma solicitação de ponto de parada na Praça Padre Altamiro em frente o banco Bradesco que já vem sendo discutido por e-mails e ofícios, do qual o inspetor de trafego aprovou e foi solicitado que a Prefeitura confeccionasse e colocasse a placa de parada para que o serviço começasse a ser prestado, porém em uma reunião desta Casa, esteve presente o Chefe de Gabinete do Executivo na qual foi solicitado a ele a confecção da referida placa e o mesmo relatou que essa responsabilidade em solicitar não é do Legislativo, a empresa Viação São Cristóvão que teria que fazer essa solicitação ao Executivo. A vereadora relata ainda ter feito novamente a solicitação à empresa anexando todos os ofícios e até o momento esta placa não foi confeccionada para prestação de serviço, com isso a vereadora pergunta se a empresa poderia tomar alguma providência, pois até o momento não tiveram resposta do Executivo, no mais agradeceu mais uma vez a presença do Sr. Roberto e coloca esta Casa a disposição. Na sequencia o Sr. Roberto inicia sua fala cumprimentando a todos os presentes agradecendo a oportunidade e reitera que os canais continuam abertos e relata a importância do retorno a esta Casa, pois acredita que a partir de manifestações dos usuários poderão a cada dia mais prestar um serviço cada vez melhor e coloca a empresa à disposição. O Sr. Roberto relata que as colocações são pontuais e relativamente simples, mas algumas precisarão de uma análise mais detida. O Sr. Roberto relata que com relação aos horários de ônibus se são fixos ou se podem mudar, depois que a empresa Avivar optou pelo transporte público, foi adaptado o pedido da prefeitura para que começasse a prestar o serviço comercial, então os horários que haviam foram englobados dentro do quadro de horários de funcionamento expedida pela Secretaria de Transporte e Obras Públicas e a partir da demanda de cada horário foi planejado para aqueles horários continuarem funcionar, relata também não haver nenhum empecilho para que esses horários de acordo com a necessidade da comunidade sejam alterados, pois não são horários fixos, porém não depende desta delegatária tomar decisões em relação a essa alteração, pois tem um tramite legal a ser seguido e gostaria que esta Casa se manifestasse qual seria a necessidade da população. Com relação aos horários de sábado o Sr. Roberto relata que todos os horários são pensados em relação a demanda e que envolve vários outros fatores e gostaria também, que esta Casa se manifestasse com relação a qual seria os horários que efetivamente atenderia aos sábados. Com relação ao preço da passagem, de como é feito o cálculo, o Sr. Roberto relata que vem do Poder Concedente e que apenas executam o quadro de tarifas do mesmo e que a alteração depende deste Poder. Quanto a habilidade eletrônica, o Sr. Roberto relata que todos podem utilizar, basta procurar a empresa São Cristóvão e solicitar o cartão. Com relação ao ponto de parada, o Sr Roberto relata ter recebido a solicitação para que fosse criado e reitera a fala da vereadora Sirleia que de fato a empresa recebeu o ofício, entendeu que era possível atender a solicitação, entretanto dependeria de uma regulamentação local que é feita pela Prefeitura e aguarda somente a colocação desta placa para que fosse atendido o pedido e coloca novamente a empresa a disposição, mas entende que a solicitação não depende desta delegatária. A Sr. Vereadora Sirleia Moreira Tavares questiona ao Sr. Roberto a respeito das vagas para os idosos ou deficientes por cada horário e se estes, ao se deslocarem no ônibus de São Sebastião do Oeste/Divinópolis e vice-versa, e descerem por exemplo no trevo ou na comunidade Carmos outro idoso pode usar o mesmo benefício do transporte intermunicipal. Sr. Roberto relata serem duas vagas conforme menciona a Lei 21.121 regulamentada pelo decreto 46.464 que prevê a possibilidade de transporte de dois idosos gratuitamente no transporte coletivo. No caso de transporte de característica comercial, são os dois que chegarem primeiros e logo que as vagas forem desocupadas, poderão ser ocupadas novamente. A vereadora agradece novamente e deixa aberta a palavra para os vereadores se manifestarem. O Sr. Vereador Rômulo Roncally Beirigo relata ter conversado com o Sr. Alvair, funcionário da empresa Viação São Cristóvao a respeito da redução de tarifa e teve como explicação que São Sebastião do Oeste e Itapecerica são considerados intermunicipais e o Sr. vereador questionou ao Sr. Roberto o por que do ônibus que faz Itapecerica/Divinópolis via São Sebastião do Oeste e vice-versa, teve um reajuste e depois aumentou novamente o preço da passagem. O Sr. Roberto relata que houve uma redução no recolhimento do ICMS em relação as empresas de transporte público, e o que ocorreu foi que a linha de São Sebastião do Oeste/Divinópolis é de caraterística comercial e ela é isenta de ICMS, então não houve alteração na tarifa e na linha de característica convencional houve redução de preço. O Sr. Vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho questiona a respeito da placa solicitada, se a empresa enviou um ofício para a prefeitura conforme relatou o chefe de gabinete quando esteve nesta casa que caberia a empresa São Cristóvão fazer o pedido da placa para a Prefeitura. O Sr. Roberto esclarece ter recebido desta Casa um ofício e verificaram que havia a possibilidade em atender ao pedido desde que fosse colocada por parte da prefeitura uma sinalização especifica para aquele local relatou também que a Sra. Vereadora Sirleia encaminhou um email na qual confirmaram a possibilidade em atender tal solicitação, porém entenderam que não é papel desta delegatária solicitar a Prefeitura a inclusão de um ponto de parada, pois a solicitação deve ser feita pelos interessados, porém não cabe a empresa solicitar a Prefeitura que se coloque um ponto, e ao ponto de vista da empresa entende que a solicitação dos vereadores como representantes do povo é legítima para solicitar a inclusão de uma placa no local solicitado. O Sr. vereador Lucas Tavares Pereira solicitou ao Sr. Roberto que encaminhasse a esta Casa um email com essas. O Sr. Roberto relata que este email já existe e foi encaminhado para Sra. Vereadora Sirleia explicando este ponto de vista. A Sra vereadora Sirleia relata ter anexado este email em um ofício encaminhado ao Executivo. O Sr. Vereador Lucas solicita então ao Sr. Roberto que encaminhasse um email reforçando sua explicação e o entendimento da empresa Viação São Cristóvão em que a Câmara tem essa autonomia. Sr. Roberto relata que apenas reiterará aquilo que já foi dito. Encerrado as discussões, a Sra. Vereadora Sirleia agradece a presença do Sr. Roberto. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao primeiro secretário, Vereador Lucas Tavares Pereira, que procedesse a chamada dos vereadores para uso da palavra, manifestando-se o Sr. Vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho cumprimentado a todos os presentes e agradece a presença do Sr. Roberto representante da empresa Viação São Cristóvão e coloca esta Casa a disposição para atender as demandas do povo, no mais agradece a todos. Manifestou-se também a Sra. Vereadora Danyele Delvekio Furtado Houpillard pedindo ao Sr. Roberto que analisasse as reivindicações da população pois para eles será de grande mérito e agradeceu a todos. Manifestou ainda o Sr. Vereador Rômulo Roncally Beirigo cumprimentando a todos e agradece a presença do Sr. Roberto e complementa a fala da Sra vereadora Danyele solicitando ao Sr. Roberto que se tiver disponibilidade, para aumentar os horários de ônibus, pois vê a dificuldade da população com relação aos horários e relata também em cobrar da Prefeitura a confecção da placa. O Sr. Vereador relata ainda ter ido ao Fórum dos vereadores em Belo Horizonte representando esta Casa na qual foi de grande aproveito. O vereador relata também que pessoas dizem que os vereadores da base não cobram do Executivo, porém não é isso que acontece, pois sempre que pode está cobrando melhorias do Executivo, mas entende que o administrador está passando por dificuldades, pois há repasses em que o governo não passa, como transporte escolar, em que há cinco meses que o governo não passa para as prefeituras, e complementa que precisa mesmo cobrar do Executivo independente se é da base ou não, pois agora são todos juntos por São Sebastião do Oeste, no mais se colocou a disposição e convida toda população a participar mais vezes das reuniões. O Sr. Vereador João Geraldo da Cunha manifestou-se cumprimentando todos os presentes e agradece também a presença do Sr. Roberto e de toda população presente. Manifestou-se também o Sr. Vereador João Aparecido Prata cumprimentando a todos e demonstra sua satisfação ao ver o povo presente nesta Casa e solicitou ao Sr. Roberto que a empresa estudasse a possibilidade em aumentar um horário mais tarde aos domingos. Manifestou-se ainda o Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira cumprimentado e agradecendo ao Sr. Roberto e a presença de todos e relata que entre o Poder Executivo e Legislativo ninguém é superior a ninguém que apenas são representantes do povo e que a população tem toda liberdade para fazer reivindicações e que as portas desta Casa estará sempre aberta para toda população, no mais agradeceu a todos. A Sra. Vice-presidente vereadora Sirleia Moreira Tavares manifestou-se fazendo algumas homenagens pelo dia do médico que é comemorado no dia 18 de outubro; parabeniza aos professores pelo dia 15 de outubro em que comemora-se o dia do professor e fez algumas considerações sobre dia 16 de outubro que foi o dia Mundial da Segurança Alimentar da Alimentação Saudável. A vereadora também coloca a disposição daqueles que se manifestaram reivindicando quanto o transporte e Agradece também a presença da população a esta Casa e relata da importância da participação dos mesmos. Relata ainda está tramitando nesta Casa o Plano Plurianual (PPA) que o plano para os próximos quatro anos e que está sendo estudado pelos vereadores e também chegou nesta Casa a Lei Orçamentária do ano 2018 que estima a receita e fixa a despesa do município para 2018. A Sra vereadora também convida a todos para o lançamento do seu projeto “Tá na Roda” em parceria com o projeto DÓ RÉ MI e Pastoral da Criança, que será a primeira roda de conversa tendo como tema a Saúde Mental, Infância e Adolescência que será no dia 26 de outubro às 19h, comunicou também ter participado da Conferencia Estadual da Assistência Social que aconteceu do dia 09 ao dia 11 de outubro em Belo Horizonte onde estava fazendo a defesa da política da Assistência Social, no mais agradeceu a todos. O Sr. Vereador Rômulo vez uma ressalva quanto as reivindicações dos horários de ônibus, manifestando sua preocupação relatando a respeito no risco de assalto que a população pode sofre, devido a superlotação dos ônibus em início de mês onde a população se desloca de ônibus até Divinópolis para receber e assim os passageiros retornam com todo seu pagamento, e sugeriu que se caberia a empresa a instalação de câmeras de segurança. Manifestou-se ainda o Sr. Presidente agradecendo a presença da população e também a presença do Sr. Roberto e espera ter um retorno a respeito das reivindicações da população. Na sequência, o Sr. Presidente convocou todos os parlamentares para a próxima Reunião Plenária Ordinária a realizar-se no dia 01 de novembro de 2017 às dezoito horas, sendo que as Comissões Permanentes reunir-se-ão no mesmo dia as quatorze horas. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão.E para constar, Lucas Tavares Pereira, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, dezoito de outubro de dois mil e dezessete.
Geraldo Alves Xavier
Presidente
Sirleia Moreira Tavares
Vice-Presidente
Lucas Tavares Pereira
Primeiro Secretário
João Aparecido Prata
Segundo Secretário
Antônio Manoel Tavares Sobrinho
Vereador
Danyele Delvekio Furtado
Vereadora
Dorinato Artur Soares
Vereador
João Geraldo da Cunha
Vereador
Romulo Roncally Beirigo
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDO PERÍODO – PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA –04/ OUTUBRO/2017
Aos quatro dias do mês de outubro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Quinta Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Geraldo Alves Xavier determinou ao Primeiro Secretário, Lucas Tavares Pereira que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, Dorinato Artur Soares, Geraldo Alves Xavier, João Geraldo da Cunha, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo, Sirleia Moreira Tavares. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência Sr. Presidente, solicitou ao vereador João Aparecido Prata que procedesse à leitura de um texto bíblico. Após a leitura, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a ata da Quarta Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura, a ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em seguida foram apresentadas e lidas as seguintes correspondências recebidas e expedidas pelo poder legislativo. Ofício nº 073/2017 encaminhado por esta Casa Legislativa solicitando ao Executivo, esclarecimentos quanto o Projeto de Lei Complementar nº 08/2017. Ofício nº 94/2017 encaminhado pelo Poder Executivo, relatórios de Restos a Pagar Processados. Ofício nº 092/2017 encaminhado pelo Poder Executivo, algumas considerações quanto o Projeto de Lei Complementar nº 08/2017. Continuando a sessão o Sr. Presidente solicitou a Diretora de Secretaria que procedesse a distribuição do Projeto de Lei Complementar nº 07/2017 e Projeto de Lei nº 22/2017. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA o Sr. Presidente informou aos parlamentares que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Lei Complementar nº 08/2017 acompanhado de sua emenda modificativa nº 01. Em seguida a Emenda modificativa nº 01 ao Projeto de Lei Complementar nº 08/2017 foi colocada em primeira e segunda discussão aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, manifestando a Sra. Vereadora Sirleia Moreira Tavares sugerindo a leitura da emenda modificativa e esclarecendo quanto a justificativa da mesma, citando o ofício encaminhado pelo Executivo para esta Casa, onde o mesmo relata não ter nenhum interesse em reduzir a alíquota de 3% para 2%, sendo que a Lei Federal dispõe o índice mínimo de 2%, contudo a emenda modificativa nº01 resultou aprovada por unanimidade nos dois sufrágios e segue para sanção do Executivo. Em ato contínuo o Projeto de Lei Complementar nº 08/2017 que “Altera a Lei Complementar nº 08 de 29 de dezembro de 2005, que dispõe sobre o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza e dá outras providências” foi colocado em primeira e segunda votação aberta a palavra aos vereadores se manifestarem, resultando aprovado por unanimidade nos sufrágios seguindo para sanção do Executivo. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao primeiro secretário, Vereador Lucas Tavares Pereira, que procedesse a chamada dos vereadores para uso da palavra, manifestando-se o Sr. Vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho cumprimento a todos e reforça o convite a todos quanto as festividades que irá acontecer na comunidade Aparecido do Oeste do dia 08 ao dia 15 de outubro, no mais agradeceu a todos. Manifestou-se também a Sra vereadora Vice-Presidente Sirleia Moreira Tavares cumprimentando a todos os presentes e relata ter participado da Conferência Regional da Política de Assistência Social no município de Divinópolis onde o debate foi sobre as perdas propostas pelo Governo Federal em que a Assistência Social poderá sofrer e assim atingirá a economia e a toda sociedade brasileira, inclusive aproximadamente 354 famílias e 57 pessoas do município de São Sebastião do Oeste poderão perder recursos transferidos pelo programa Bolsa Família um repasse total de R$ 611.803,00 (seiscentos e onze, mil oitocentos e três reais) e pelo programa Benefícios de Prestação Continuada R$ 506.679,31(quinhentos e seis mil, seiscentos e setenta e nove reais e trinta e um centavos) totalizando um valor de R$ 1.118.482,31 (um milhão, cento e dezoito mil, quatrocentos e oitenta e dois reais e trinta e um centavos), sendo que este valor representa 21,26% do valor de R$ 5. 259.744,05 (cinco milhões, duzentos e cinquenta e nove mil, setecentos e quarenta e quatro reais e cinco centavos) transferido pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sem falar na possibilidade de perda dos recursos da Proteção Social Básica e Índice de Gestão Descentralizada (IGD) em nosso município, no mais agradeceu a todos. Na sequência, o Sr. Presidente convocou todos os parlamentares para a próxima Reunião Plenária Ordinária a realizar-se no dia 18 de outubro de 2017 às dezoito horas, sendo que as Comissões Permanentes reunir-se-ão no mesmo dia as quatorze horas. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão.E para constar, Lucas Tavares Pereira, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, quatro de outubro de dois mil e dezessete.
Geraldo Alves Xavier
Presidente
Sirleia Moreira Tavares
Vice-Presidente
Lucas Tavares Pereira
Primeiro Secretário
João Aparecido Prata
Segundo Secretário
Antônio Manoel Tavares Sobrinho
Vereador
Danyele Delvekio Furtado
Vereadora
Dorinato Artur Soares
Vereador
João Geraldo da Cunha
Vereador
Romulo Roncally Beirigo
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – DÉCIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA – PRIMEIRO PERÍODO – PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA –20/ JULHO/2017
Aos vinte dias do mês de julho de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Décima Primeira Reunião Ordinária do Primeiro Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Geraldo Alves Xavier, solicitou ao vereador Rômulo Roncally Beirigo que procedesse à leitura de um texto bíblico. Após a leitura, o Sr. Presidente determinou ao Primeiro Secretário, Lucas Tavares Pereira que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, Dorinato Artur Soares, Geraldo Alves Xavier, João Geraldo da Cunha, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo, Sirleia Moreira Tavares. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a ata da Quarta Reunião Extraordinária do Primeiro Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura, a ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em seguida foram apresentadas e lidas as seguintes correspondências recebidas e expedidas pelo poder legislativo. Correspondências recebidas: Ofícios nº 20 e nº 21 encaminhado pela Secretaria Municipal de Administração, folhas de pagamentos referentes aos meses de abril e maio. Correspondências expedidas: Ofício nº 47/2017 encaminhado ao Sr. Rogério Vida Gomes, Gerente Regional de Serviços de Escritórios da Caixa Econômica Federal, solicitando se possível, que seja implantado extensões dos serviços da Caixa Econômica Federal no Município de São Sebastião do Oeste ou um Caixa Eletrônico 24 horas. Ofício nº 053/2017 encaminhado ao Sr. Ronaldo Augusto, Gerente do Distrito Regional da COPASA, solicitado informações sobre a obra da Copasa a qual foi informada na Reunião Ordinária do dia 02 de março de 2017 pelo Sr. Ronaldo, que a obra tinha um prazo estimado de 150 dias para conclusão. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA o Sr. Presidente informou aos parlamentares que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Lei nº 17/2017 e o Projeto de Lei nº 18/2017. O Projeto de Lei nº 17/2017 que “Autoriza o Município de São Sebastião do Oeste a participar de consórcio público e Ratifica a 10ª alteração do contrato da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – i.CISMEP e da outras providências” foi colocado em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores. Requerendo o uso da mesma a Sra. Vereadora Vice Presidente Sirléia Moreira Tavares, dizendo que este consórcio é importante para o município e para atender as demandas, reduzir um pouco as dificuldades da população em acessar o Sistema Único de Saúde nas suas dificuldades, principalmente em situação de emergência. Relatou ainda não ser simplesmente votar neste projeto para atender a população, o importante também é acompanhar esses trabalhos para saber se realmente estão atendendo as prioridades, as necessidades da nossa comunidade. Relatou também que o consócio vem atender uma demanda expressiva, que o município e a saúde necessitam atendendo as famílias, e gostaria que realmente, conforme foi colocado pelo Secretário de Saúde na reunião das comissões que fosse respeitado as prioridades principalmente o idoso, as crianças, as pessoas com deficiência, aqueles que estão com necessidades especiais na saúde, que demandam um atendimento, um cuidado com mais atenção e mais responsabilidade no Sistema Único de Saúde do nosso município, e buscar maiores informações com o Legislativo e Executivo de outros municípios do qual fazem parte do consórcio. Relatou ainda que, também estarão acompanhando de perto, e que estará visitando o consórcio na sede em Betim para ver realmente o funcionamento do atendimento com qualidade, a eficiência, a eficácia para as pessoas que precisam da utilização do Sistema Único de Saúde, manifestando seu voto favorável ao projeto. O Projeto de Lei nº17/2017 resultou aprovado por unanimidade nos dois sufrágios e segue para sanção do Executivo. Em ato contínuo o Projeto de Lei nº 18/2017 que “Dispõe sobre a concessão de diárias de viagem aos vereadores e servidores e dá outras providências” foi colocado em primeira e segunda votação aberta a palavra para os vereadores, manifestando a Sra. Vereadora Sirléia Moreira Tavares relatando que foi sugerido na reunião de Comissões nivelar as diárias dos vereadores e servidores desta Casa e ressaltou ser importante deixar claro para a comunidade que isso veio para regulamentar o uso e os gastos dos recursos público do legislativo e sugeriu que fosse lido os valores das diárias. O Projeto de Lei nº18/2017 resultou aprovado por unanimidade nos dois sufrágios e segue para sanção do Executivo. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao primeiro secretário, Vereador Lucas Tavares Pereira, que procedesse a chamada dos vereadores para uso da palavra, manifestando-se a Sra. Vereadora Sirleia Moreira Tavares agradecendo a todos pela presença e convida a todos a participarem da festa do trabalhador rural que será realizada pela Igreja Católica no dia 30 de julho. A vereadora também ressalta sobre a responsabilidade do legislativo em solicitar que a COPASA dê informações quanto suas obras, visto que os 150 dias informado pelo gerente da COPASA vence dia 03 de agosto, e tem-se que acompanhar para ver se realmente a obra da COPASA está sendo executada, pois a sua responsabilidade é melhorar cada dia a prestação de seus serviços. A vereadora sugeriu novamente que a Comissão de Orçamento tomasse iniciativa em fazer avaliações junto com os técnicos desta Casa e dessem seus pareceres nas reuniões a respeito das prestações de conta do Executivo, pois a responsabilidade é da Comissão de Orçamento, e gostaria de um debate depois que a comissão fizesse suas análises, no mais, convidou a toda população a participar das reuniões desta Casa. Manifestou-se também, o Sr. Vereador Rômulo Roncally Beirigo cumprimentando a todos e agradece a presença do Secretário de Saúde por tirar dúvidas quanto ao Projeto que foi encaminhado pelo Executivo e também agradeceu aos vereadores, pois acha que esse projeto vem a somar não só para as necessidades da população do nosso município, mas dos outros também e acredita que irá sanar muito as dificuldades na área da saúde, relata ainda que a parte do legislativo agora é fiscalizar. Manifestou-se também o Sr. Vereador João Aparecido Prata dizendo que “ saúde e educação em primeiro lugar” e acredita que dará tudo certo. Manifestou-se ainda o Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira agradecendo a presença de todos e a presença do Secretário de Saúde na qual o mesmo esclareceu dúvidas quanto ao projeto e disse que, com essa interação do Legislativo com o Executivo conseguimos esclarecer os projetos que temos dúvidas para votar consciente naquilo que está sendo encaminhado para esta Casa, e agradeceu novamente a todos. Na sequencia o Sr. Presidente declarou encerrada esta reunião Ordinária finalizando o primeiro período legislativo, e devido algumas solicitações quanto ao horário das reuniões, colocou em votação um novo horário para as reuniões desta Casa e aberta a palavra para os vereadores se manifestarem, sendo sugerido o horário das 16h ou a permanência do horário das 18h. Manifestando e justificando seu voto, a Sra. vereadora Sirleia Moreira Tavares, defende a permanência do horário das 18h, pois o legislativo tem que dá oportunidade para a comunidade participar. O Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira manifestou-se também, mantendo o horário das 18h pelo fato de ser um horário que a população tem disponibilidade. Sendo assim a votação para a realização das reuniões, resultou com a permanência do horário das 18h pela maioria dos vereadores, e quanto a reunião das Comissões Permanentes, o Sr. Presidente determinou aos servidores desta Casa que marcassem o horário da mesma de acordo com a demanda de projetos encaminhados a esta Casa Legislativa. Em seguida, o Sr. Presidente convocou todos os parlamentares para a próxima Reunião Plenária Ordinária a realizar-se no dia 03 de agosto de 2017 às dezoito horas, sendo que as Comissões Permanentes reunir-se-ão no mesmo dia no horário definido pelos servidores desta Casa de acordo com a demanda de projetos, conforme determinado pelo Sr. Presidente. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão.E para constar, Lucas Tavares Pereira, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, vinte de julho de dois mil e dezessete.
Geraldo Alves Xavier
Presidente
Sirleia Moreira Tavares
Vice-Presidente
Lucas Tavares Pereira
Primeiro Secretário
João Aparecido Prata
Segundo Secretário
Antônio Manoel Tavares Sobrinho
Vereador
Danyele Delvekio Furtado
Vereadora
Dorinato Artur Soares
Vereador
João Geraldo da Cunha
Vereador
Romulo Roncally Beirigo
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – QUARTA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDO PERÍODO – PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA –20/ SETEMBRO/2017
Aos vinte dias do mês de setembro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Quarta Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Geraldo Alves Xavier determinou ao Primeiro Secretário, Lucas Tavares Pereira que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, Dorinato Artur Soares, Geraldo Alves Xavier, João Geraldo da Cunha, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo, Sirleia Moreira Tavares. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência Sr. Presidente, solicitou ao vereador Dorinato Artur Soares que procedesse à leitura de um texto bíblico. Após a leitura, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a ata da Terceira Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura, a ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada com ressalvas. A Sra. vice-presidente Vereadora Sirléia Moreira Tavares solicitou que retificasse nesta Ata, sua fala da reunião anterior referente ao ofício da COPASA na qual foi constado em Ata que neste segundo semestre inicia-se o contrato do convênio, porém a vereadora relata que o convênio existe há vários anos, e que na verdade será as obras que serão licitadas pela COPASA que terão início neste segundo semestre sendo que o prazo de 150 dias para conclusão dessa obra venceu agosto conforme estipulado pelo Sr. Ronaldo gerente da COPASA. O Sr. Vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho também solicitou que retificasse nesta Ata sua fala quanto os artigos de um projeto, na qual o vereador relatou na reunião que o artigo 32 do projeto feria o artigo 4º da CF, porém equivocou-se ao mencioná-los, sendo que na verdade o artigo 4º do projeto fere o artigo 37 da CF. Em seguida foram apresentadas e lidas as seguintes correspondências recebidas e expedidas pelo poder legislativo. Ofício nº 072/2017 encaminhado por esta Casa Legislativa ao Poder Executivo, solicitando a expedição da licença de construção da Sede da Câmara Municipal e ofício nº 001/2017 encaminhado a esta Casa pela procuradoria do município, referente ao projeto arquitetônico protocolado. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA o Sr. Presidente informou aos parlamentares que que não havia projetos para apreciação nesta sessão. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao primeiro secretário, Vereador Lucas Tavares Pereira, que procedesse a chamada dos vereadores para uso da palavra, manifestando-se o Sr. Vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho cumprimento ao Sr. Vereador Dorinato Artur Soares pela perda de um familiar e também convida a todos a participarem da festa de Nossa Senhora Aparecida e do Reinado na Comunidade Aparecida do Oeste. Manifestou-se também o Sr. Vereador Dorinato Artur Soares agradecendo a todos pelos cumprimentos. Manifestou-se ainda o Sr vereador João Aparecido Prata cumprimentando o Sr. Vereador Dorinato pelo falecimento de um ente familiar e também parabeniza a comunidade Serra Negra pela festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade. O Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira também manifestou-se cumprimentando o Sr. Vereador Dorinato pela perda de um familiar. Manifestou-se também o Sr. Vereador Rômulo Ronacally Beirigo cumprimentando também o Sr. Vereador Dorinato pela perda de um familiar e parabeniza a atual administração em especial ao Sr. Prefeito, Sr. Valdir e a Sra. Jaíne pela publicação no Estado de Minas Gerais no Diário do Executivo autorizando o funcionamento da Escola Municipal como “ José Batista Leite” sendo que estava em funcionamento como Escola Anexo por três anos, e que pela legislação permitia somente dois, e parabeniza também aos alunos do ensino fundamental da Escola José Batista Leite que ganharam o concurso de redação da Agro-Divinaexpo que participaram juntamente com os professores. O Sr. Vereador relata também ter participado de um jantar no Galo Mineiro convidado pela Avimig na qual algumas empresa foram homenageadas, tendo como destaque a empresa do nosso município, Avivar Alimentos, sendo esta premiada pela produção de ovos. Manifestou-se ainda a Sra vereadora Sirleia Moreira Tavares cumprimentando a todos e também ao Sr. Vereador Dorinato pela perda de um familiar. A Sra vereadora relata ter recebido nesta Casa, a Sra. Jeanine, Conselheira Estadual do Conselho de Segurança Alimentar e Sustentável de Minas Gerais e também nutricionista do Hospital da Clínica São Bento Menni, apresentando propostas para o município e colocando assim o mandato a disposição do Conselho Estadual, pois é uma parceria que tem na região e que agora está trazendo para o município de São Sebastião do Oeste. A Sra. Vereadora também convida a todos a participarem de uma campanha de doações de livros que está sendo lançada pela Clínica São Bento Menni, para uma futura biblioteca no Hospital. E também convida todos a participarem da Conferência Regional da Política de Assistência Social que acontecerá no município de Divinópolis no dia 25 de setembro das 8h as 18h na Faculdade Pitágoras, no mais agradeceu a todos. Na sequência, o Sr. Presidente convocou todos os parlamentares para a próxima Reunião Plenária Ordinária a realizar-se no dia 04 de outubro de 2017 às dezoito horas, sendo que as Comissões Permanentes reunir-se-ão no mesmo dia as quatorze horas. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão.E para constar, Lucas Tavares Pereira, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, vinte de setembro de dois mil e dezessete.
Geraldo Alves Xavier
Presidente
Sirleia Moreira Tavares
Vice-Presidente
Lucas Tavares Pereira
Primeiro Secretário
João Aparecido Prata
Segundo Secretário
Antônio Manoel Tavares Sobrinho
Vereador
Danyele Delvekio Furtado
Vereadora
Dorinato Artur Soares
Vereador
João Geraldo da Cunha
Vereador
Romulo Roncally Beirigo
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDO PERÍODO – PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA –06/ SETEMBRO/2017
Aos seis dias do mês de setembro de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na sede do legislativo municipal sito à Avenida Paulo VI, n.º 1955; a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Terceira Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Geraldo Alves Xavier determinou ao Primeiro Secretário, Lucas Tavares Pereira que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Antônio Manoel Tavares Sobrinho, Danyele Delvekio Furtado Houpillard, Dorinato Artur Soares, Geraldo Alves Xavier, João Geraldo da Cunha, João Aparecido Prata, Lucas Tavares Pereira, Rômulo Roncally Beirigo, Sirleia Moreira Tavares. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência Sr. Presidente, solicitou a vereadora Danyele Delvekio Furtado Houpillard que procedesse à leitura de um texto bíblico. Após a leitura, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a ata da Segunda Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quarta Legislatura. Concluída a leitura, a ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em seguida foram apresentadas e lidas as seguintes correspondências recebidas e expedidas pelo poder legislativo. Ofício nº 67/2017 encaminhado por esta Casa ao Sr. Prefeito, solicitando que seja confeccionado uma placa Indicativa de Ponto de Ônibus na Praça Padre Altamiro em frente ao Banco Bradesco conforme já solicitado anteriormente, Ofício nº 60/2017 encaminhado ao Assessor Administrativo da empresa Viação São Cristóvão, solicitando que seja informado ao Executivo a necessidade da confecção de uma placa Indicativa de Ponto de Ônibus para ser colocada na Praça Padre Altamiro em frente ao Banco Bradesco, Comunicação Externa nº 320/2017-DTDV encaminhado pelo Sr. Gerente do distrito Regional Divinópolis informando sobre a regularização do abastecimento de água no município de São Sebastião do Oeste.. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA o Sr. Presidente informou aos parlamentares que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Lei nº 21/2017 que “Altera dispositivos da Lei nº 695 de 21 de julho de 2017” acrescido da Emenda modificativa apresentada e aprovada pelas Comissões Permanentes. Logo em seguida foi colocado em primeira e segunda votação, aberta a palavra para o vereador que queira discuti-lo. A Sra vice-presidente vereadora Sirleia Moreira Tavares, solicitou que fosse lida a Emenda Modificativa. Em seguida o Projeto de Lei nº 21/2017 resultou aprovado por unanimidade nos dois sufrágios e segue para sanção do Executivo. Continuando a sessão, o Sr. Presidente concedeu a palavra a Sra Andreia Cristina Souza Costa conforme requerimento. A Sra. Andreia cumprimenta a todos os presentes e questiona aos senhores vereadores sobre o projeto de lei a respeito das vagas da creche, na qual foi retirado pelo Executivo, dizendo que cerca de quase 90 crianças estão aguardando vagas, relata ainda que veio a esta Casa buscar informações a cerca do referido projeto e também foi até a Prefeitura procurar saber sobre o mesmo, e que logo após, seu filho foi comtemplado com uma vaga, mas que veio a esta Casa em prol das outras crianças. O Sr. Presidente esclarece que foi encaminhado a esta Casa um projeto de lei com 8 vagas a respeito de monitor de creche, na qual não foi colocado em votação pois pediram esclarecimentos a Secretária de Educação porém a mesma não compareceu a reunião na qual foi convidada, e ressaltou que esta Casa estará sempre à disposição. O Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira também esclarece que o projeto encaminhado a esta Casa tinha um artigo inconstitucional, por este motivo não pôde ser votado, relata ainda que a Câmara retornou este projeto ao Executivo para retificar o mesmo e assim ser encaminhado novamente a esta Casa para ser votado, pois da forma que estava não poderia ir para votação, porém o Executivo decidiu retirar o projeto, ressaltou também que esta Casa está de portas abertas para receber novamente o projeto para ser votado desde que esteja legalizado. A Sra. Vereadora Sirleia Moreira Tavares antes de prestar seus esclarecimentos agrade a presença da Sra. Andreia e logo relata que não sabiam que há quase 90 crianças esperando vaga, que através da Sra Andreia que ficaram sabendo dessa informação, inclusive este foi um dos questionamentos enviado ao Executivo por meio de um requerimento solicitando informações: quanto a demanda, quantidade de vagas, quantos servidores contratados, impacto financeiro e quando seria realizado o processo seletivo no qual este se refere ao artigo inconstitucional mencionado pelo vereador Lucas. E com essas solicitações de informações, o Executivo preferiu retirar o projeto que encaminhar as mesmas. A Sra. Vereadora sugeriu que a Sra. Andreia solicitasse também cópia do requerimento aprovado por esta Casa solicitando as informações ao Executivo, e que devido a não resposta do requerimento o Presidente não teve condições de colocar o projeto em votação, e caso o Executivo esclarecesse essa informações, seria marcado uma reunião extraordinária para a votação do mesmo. O Sr. Vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho esclarece que o artigo 32 do projeto fere o artigo 4º da Constituição Federal, na qual o Presidente não teve condições de colocar em votação, diante dessa situação a população culpa os vereadores principalmente a vereadora Sirleia e o vereador Lucas pela não aprovação do projeto, sendo que o mesmo não foi para votação, e o vereador esclarece ainda que o projeto não podia ser votado por estar inconstitucional, e se caso o Executivo encaminhasse novamente o projeto, seria marcado uma reunião extraordinária, no mais agradeceu a Sra. Andreia. A Sra. Andreia relata também que independente de vereador e prefeito tem-se que trabalhar juntos, e relata ainda que o Prefeito a disse que já fez o que podia ser feito. O Sr. vereador Rômulo Roncally Beirigo faz uma observação quanto a fala da Sra Andreia na qual a mesma esteve a esta Casa solicitando informações quanto o projeto e logo após foi contemplada com uma vaga, esclarecendo que para ser contemplada seu nome deve estar na listagem, se não estiver, ela pode estar fazendo uma denúncia, pois o vereador acredita que nenhum vereador tem força para intervir para que essa vaga saísse para a Sra Andreia. Andreia esclarece não ser uma denúncia, pois seu nome já constava na lista. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao primeiro secretário, Vereador Lucas Tavares Pereira, que procedesse a chamada dos vereadores para uso da palavra, manifestando-se o Sr. Vereador Antônio Manoel Tavares Sobrinho parabenizando a Sra. Andreia pela participação e reivindicação, e relara que o Executivo e Legislativo têm que trabalhar juntos, unidos, e que o Legislativo tem que votar em projetos que estejam de acordo com a Lei, o vereador relata ainda que a função do vereador é legislar e fiscalizar, no mais desejou boas vindas a nova equipe jurídica desta Casa, Dr. Jarbas e Dr. Isac. Manifestou-se também o Sr. Vereador Lucas Tavares Pereira agradecendo a presença de todos e também deseja boas vindas aos novos assessores jurídicos, no mais se colocou a disposição para aqueles que quiserem alguns esclarecimentos ou reivindicações. Manifestou-se ainda o Sr. Vereador Rômulo Roncally Beirigo cumprimentando a todos os presente desejando boas vindas aos novos assessores jurídicos e faz uma observação aos senhores vereadores quanto ao projeto da construção da Câmara Municipal, relatando não ser contra a construção mas sim contra o projeto, pois tem-se que tomar um certo cuidado quanto a obra por ser um valor significativo no qual atenderá a cidade por quantos anos. O Sr. Presidente relata que no projeto tem pessoas capacitadas para ele, inclusive o engenheiro, e que o mesmo está dentro da legalidade, relatou ainda que o projeto está na Prefeitura para aprovação porém o Executivo não quer devolvê-lo, sendo que seria melhor se assinassem e devolvessem o projeto, pois assim trabalhariam juntos. O Sr. Vereador Rômulo relata que o Prefeito tem que devolver o projeto e esclarece não ter nada contra o engenheiro, mas sua preocupação é que não se sabe se houve um consenso entre o engenheiro e o arquiteto. Manifestou-se também a Sra. Vereadora vice-presidente Sirleia Moreira Tavares cumprimento a todos e desejando boas vindas a nova equipe técnica jurídica desta Casa, e parabeniza também a Sra. Andreia por utilizar a tribuna desta Casa. A Sra vereadora informa ter participado da II Oficina do Projeto Hidro ambiental da preservação do Ribeirão São Pedro e que acompanhou os trabalhos a serem desenvolvidos, ressalva também quanto ao ofício encaminhado a COPASA e a resposta do Sr Ronaldo, dizendo que temos que ficar atentos pois a COPASA não está sendo muito bem vista em algumas cidades de nossa região por estarem com problemas quanto ao abastecimento, e algumas informações contidas no ofício já estava ciente delas, e que logo após a visita do Sr. Ronaldo a esta Casa Legislativa é que houve o interesse da COPASA em assumir seus compromissos e que o processo licitatório do restante da obra, é por conta da COPASA, relata ainda que nesse segundo semestre inicia-se o contrato desse convênio, e caso não se cumpra, o legislativo deverá tomar suas devidas providências. A Sra. Vereadora também fala a respeito da elaboração do cronograma da Câmara Participativa conforme projeto aprovado por esta Casa, e para finalizar sua fala, a Sra. vereadora ler uma nota de esclarecimento quanto o fato ocorrido com a mesma no município de Divinópolis, no mais agradeceu a todos. Na sequência, o Sr. Presidente convocou todos os parlamentares para a próxima Reunião Plenária Ordinária a realizar-se no dia 20 de setembro de 2017 às dezoito horas, sendo que as Comissões Permanentes reunir-se-ão no mesmo dia as quatorze horas. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão.E para constar, Lucas Tavares Pereira, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, seis de setembro de dois mil e dezessete.
Geraldo Alves Xavier
Presidente
Sirleia Moreira Tavares
Vice-Presidente
Lucas Tavares Pereira
Primeiro Secretário
João Aparecido Prata
Segundo Secretário
Antônio Manoel Tavares Sobrinho
Vereador
Danyele Delvekio Furtado
Vereadora
Dorinato Artur Soares
Vereador
João Geraldo da Cunha
Vereador
Romulo Roncally Beirigo
Vereador