Poder Legislativo de São Sebastião do Oeste - Site Oficial - "A casa do Povo de São Sebastião do Oeste"
Altera Anexo I – Lei Complementar nº 004/2005 – Revoga Leis Complementares 036/2011 e nº 058/2013 – Providências.
Altera dispositivo da Lei Complementar n° 14, de 15 de junho de 2007.
No dia 16 de março de 2022, as 9 horas na Sede do Poder Legislativo de São Sebastião do Oeste os vereadores (Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata, Rômulo Roncally Beirigo e Sandra Cristina Moreira) reuniram-se para a quarta reunião ordinária do ano de 2022. Foi colocado em pauta as seguintes matérias.
Projeto de Lei Complementar n.º 002/2022 de autoria do Poder Executivo, que “altera redação do Anexo I da Lei Complementar n.º 98, de 27 de abril de 2018 – Município de São Sebastião do Oeste – Estratégia Saúde da Família (ESF) Equipe Saúde da Família (ESF) – Equipe Saúde Bucal (ESB) Regulamentação – Providencias”.
Projeto de Lei n.º 003/2022 de autoria do Poder Executivo, que “Declara Zona de Expansão Urbana (ZEUC) para fins de instalação de condomínio rural”.
Projeto de Moção n.º 001/2022 de autoria do Vereador Rômulo Roncally Beirigo, que “Promove moção de repúdio em face da COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais”.
O Projeto de Lei Complementar n.º 002/2022 e o Projeto de Lei n.º 003/2022 foram aprovados por unanimidade e encaminhados para o Poder Executivo para serem sancionados. O Projeto de Moção foi aprovado por unanimidade.
Fez uso da Tribuna popular a Senhora Jucilene Maria da Silva, que versou mais uma vez sobre as melhorias que as instalações da Escola Municipal Deputado Jaime Martins precisam ter para atender aos alunos com dignidade, porque atualmente os alunos estão muito apertados nas salas, pois as salas são pequenas e não tem nenhuma acessibilidade. Salientou ainda que tem quer ser pensado uma solução urgente pois as turmas do ensino fundamental estão crescendo a cada ano, se este ano já está precário o ano que vem vai estar ainda pior.
Para consultar os Projetos de Leis na íntegra e só acessar o Menu Projetos em Atividade Legislativa, no site oficial da Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste.
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA – 16/FEVEREIRO/2022
Aos dezesseis dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte e dois às nove horas, na sede do legislativo municipal sito à Rua Deputada Maria Pena n.º 01, a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Segunda Reunião Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Dorinato Artur Soares, solicitou ao Vereador Geraldo de Araújo Moraes que procedesse a leitura de um texto bíblico. Após a leitura, o Sr. Presidente determinou ao Primeiro Secretário, Claudiano Júnior Tavares que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata, Rômulo Roncally Beirigo e Sandra Cristina Moreira. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a Segunda Reunião Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura dando início aos trabalhos desta sessão cumprimentando a todos os presentes. Na sequência, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a Ata da Primeira Reunião Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura. Concluída a leitura, a Ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em seguida o Sr. Presidente determinou ao Primeiro Secretário Claudiano Júnior Tavares que procedesse a leitura das seguintes correspondências recebidas e expedidas pelo legislativo. Recebidas: Ofício n.° 010/2022 enviado pelo Poder Executivo encaminhando Lei Complementar n.° 125/2022; Ofício n.° 011/2022 enviado pelo Poder Executivo encaminhando Lei Complementar n.° 126/2022; Ofício n.° 012/2021 enviado pelo Poder Executivo encaminhando Projeto de Lei que “Alteram os artigos 10 e 11 da Lei n.° 755, de 10 de agosto de 2020. Ofícios Expedidos: Ofício n.° 02/2022 enviado ao Poder Executivo encaminhando Proposição de Lei Complementar n.° 001/2022, Proposição de Lei Complementar n.° 002/2021, Requerimento n.° 001/2022 e Emenda à Lei Orgânica do Município n.° 006/2022; Ofício n.° 03/2022 enviado ao Poder Executivo solicitando esclarecimentos para instrução do Projeto de Lei n.º 003/2022; Ofício n.° 04/2022 enviado ao Poder Executivo solicitando esclarecimentos para instrução do Projeto de Lei n.º 001/2022. Requerimento do Senhor José Marcelo Ribeiro para uso da tribuna popular em reunião ordinária; Requerimento da Senhora Jucilene Maria da Silva para uso da tribuna popular em reunião ordinária. Continuando a sessão o Sr. Presidente determinou à Agente Legislativa, que procedesse a apresentação, leitura e distribuição de cópias do Projeto de Lei n.° 004/2022 que, “Alteram os artigos 10 e 11 da Lei n.° 755, de 10 de agosto de 2020.”; o qual é de competência das Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento, Tomadas de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão de parecer no prazo regimental. O Sr. Presidente passou a palavra para o uso da tribuna popular para a senhora Jucilene Maria da Silva que cumprimentou a todos presentes, no início de sua fala informou que veio ao Legislativo falar sobre a Escola Municipal Deputado Jaime Martins. Relatou que a escola Municipal Deputado Jaime Martins não tem prédio próprio, e que de acordo com a LDB (Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional) o Municipio tem que dar prioridade para o ensino fundamental primeiro, e só depois investir nos anos iniciais. A professora soliticou o apoio dessa casa porque ela acredita que a Lei da LDB não está sendo cumprida, pois o município esta construindo o prédio para a creche municipal, porém a escola Municipal Deputado Jaime Martins não tem prédio próprio para acomodar seus alunos. Frizou ainda que a construção do prédio da creche pode esperar, e se possível construír o prédio da escola Municipal Deputado Jaime Martins em seu lugar. A Senhora Jucilene relatou que a Escola Deputado Jaime Martins foi municipalizada em 1997, há mais de 20 anos, e a escola nunca teve seu próprio prédio para acomodar seus alunos plenamente como se está escrito na LDB (Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional) em seu art. 11 onde se fala das funções do municípios. Depois de sua municipalização a escola começou a funcionar no prédio da rede Estadual de ensino, depois foram construídas algumas salas em forma de puxadinhos, mas até hoje segue compartilhando o mesmo espaço com a rede Estadual e salienta que a educação fundamental não esta plenamente atendida. Convidou os senhores vereadores para fazer uma visita a escola e ver se os alunos estão sendo bem atendidos e se as dependências são adequadas para o ensino. Com a palavra o Prefeito Muncicipal o Sr. Belarmino Luciano Leite cumprimentou a todos presentes, e iniciou sua fala dizendo que a cidade esta crescendo muito e precisamos acompanhar o crescimento. Disse ainda que 4 anos é pouco tempo pra fazer tudo que a cidade precisa, pois requer verbas para realização de grandes obras. Informou que é necessário a construção do prédio da Creche Municipal, pois este prédio é um projeto antigo e beneficiará várias famílias. Sobre a Escola Municipal Deputado Jaime Martins informou que foi investido mais de 350.000 (trezentos e cinquenta mil reais) na reforma do prédio este ano, com construção de novas salas e melhorias nas salas existentes, e mesmo tendo aumentado o número de crianças nenhuma esta fora da sala de aula todas estão sendo atendidas pelo Município. O Sr. prefeito disse ainda que entende a professora, e que a Escola Municipal Deputado Jaime Martins tem que ter um prédio próprio, e que no futuro se o município estive verba em caixa vai construir o prédio para ela também. Salientou que pretende iniciar está obra da construção da escola mesmo que não consiga finalizá-lo até o final deste mandato. A Assessoria Jurídica do Poder Legislativo sugeriu que a Comissão Especial de Educação faça uma visita a Escola Deputado Jaime Martins e que seja elaborado um relatório sobre a atual situação da escola, e em seguida seja encaminhado o resultado para a senhora Jucilene. Continuando a reunião o Sr. Presidente passou a palavra para uso da Tribuna popular para o senhor José Marcelo Ribeiro que cumprimentou a todos presentes, e iniciou sua fala pedindo aos senhores vereadores uma atenção para a fiscalização das estradas rurais que estão um caos devido as recentes chuvas. Salientou que tem lugar em péssimo estado e agora com a volta as aulas está colocando em risco as vidas dos alunos que usa estas estradas para vim estudar todos os dias. O senhor José Marcelo perguntou ainda se a prefeitura tem parceria com neufrólogia de hemodiálise, pois sua mãe tem feito sessões de hemodiálise particular a um ano e tem ficado muito caro para família. Salientou que não conseguiu vaga para que sua mãe faça o tratamento pelo SUS até o momento. Com a palavra o Sr. prefeito municipal Belarmino Luciano Leite, disse a José Marcelo que a prefeitura tem sim parceria com a neufrologia e pediu para que ele vá na prefeitura e converse novamente no setor responsável e caso não tenha vagas disponível, ele pode acionar o Ministério Público, para que o Município possa conseguir uma vaga para sua mãe fazer o tratamento de hemodiálise sem custo nenhum. Ainda com a palavra José Marcelo solicitou aos vereadores que olhe como está a situação do chacreamento dos Farias perto da sua propriedade e solicitou que averigue na prefeitura o que falta para a regularização final deste chacreamento. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA O Sr. Presidente informou aos senhores vereadores que está incluído na pauta desta reunião o Projeto de Lei n.° 002/2022 e o projeto de resolução n.° 001/2022. Em ato contínuo o Sr. Presidente determinou que o Diretor Geral procedesse à leitura do Parecer Conjunto n.° 003/2022 das Comissões de Legislação Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Tomadas de Contas. Após a Leitura do Parecer o Projeto de Lei n.° 002/2022 que “Reajusta os subsídios dos Agentes Políticos fixados pela Lei n.° 750, de 25 de março de 2020, que fixa os subsídios dos agentes políticos municipais”; foi colocado em primeira discussão, manifestando-se o vereador Rômulo Roncally Beirigo informando que vai votar contra a aprovação do Projeto de Lei n.° 002/2022 por coerência de votações de anos anteriores. O vereador saliento que não concorda em ter reajuste nesse momento pelo qual ainda estamos passando devido a pandemia. Informou que repassará a diferença do reajuste de seu salário para associações sem fins lucrativos de nosso Município e também para a APAE de Divinopolis e para o Associação de combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas Gerais (ACCOM). Encerrada a primeira discussão, o Projeto de Lei n.° 002/2022 foi colocado em primeira votação e em segunda discussão e votação, resultando aprovado por 7 votos a favor e 1 voto contra, votando pela aprovação os Vereadores Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Junior Tavares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata e Sandra Cristina Moreira e votando contra o Vereador Romulo Roncally Beirigo. Prosseguindo com a Sessão o Sr. Presidente determinou ao Diretor Geral que procedesse à leitura do Parecer Conjunto n.° 004/2022 da Comissão de Finanças, Orçamento, e Tomadas de Contas. Na sequencia a palavra foi concedida ao Sr. Prefeito Municipal Belarmino Luciano Leite, que iniciou suas palavras dizendo que sempre faz tudo com muita transparência e que mais uma vez suas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e espera que os vereadores também aprovem esta prestação de contas do exercício financeiro de 2018. Em seguida solicitou ao seu Assessor Contábil que fizesse as considerações sobre o Parecer Previo emitido pelo tribunal de Contas relativo ao julgamento das contas do exercício financeiro de 2018. Com a palavra o Assessor Contábil do Poder Executivo senhor Paulo de Assis Morais cumprimentou a todos presentes, e fez a apresentação do Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, informando que todos os índices foram alcançados e que as contas foram aprovadas pelo tribunal de contas sem ressalvas. Manifestou-se também, o vereador Rômulo Roncally Beirigo parabenizando ao Sr. Prefeito Municipal e toda sua equipe pela transparência e competência de seus trabalhos na administração de nosso Município. Em julgamento das contas do exercício financeiro de 2018, a Câmara Municipal as julgou aprovadas, mantido o Parecer Prévio do Tribunal de Contas, obtendo o julgamento resultado de 9 votos favoraveis proferidos pelos vereadores, Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata, Rômulo Roncally Beirigo e Sandra Cristina Moreira. Em ato Continuo o Projeto de Resolução n.° 001/2022 que “Aprova à Prestação de Contas do Poder Executivo de São Sebastião do Oeste relativas ao exercício financeiro de 2018, mantido o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais”; foi colocado em primeira e segunda discussão e votação, resultando aprovado por 9 votos favoraveis proferidos pelos vereadores, Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata, Rômulo Roncally Beirigo e Sandra Cristina Moreira. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente solicitou ao Primeiro Secretário Vereador Claudiano Júnior Tavares, que fizesse a chamada dos vereadores para o uso da palavra, manifestando-se o vereador presidente Dorinato Artur Soares agradecendo a presença do Sr. Prefeito Municipal Belarmino Luciano Leite e de seu assessor contabil Senhor Paulo de Assis Morais e de toda população presente. Manifestou-se também o vereador Rômulo Roncally Beirigo cumprimentando a todos presentes, e informou aos colegas que a denúncia que havia sido feita contra ele no ministério público foi arquivada por não ter fundamento legal. Ainda com a palavra o vereador parabenizou o Sr. Prefeito e sua equipe pela aprovação de mais uma conta do Município. E para finalizar agradeceu a presença de todos. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão. E para constar, Claudiano Júnior Tavares, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, dezesseis de fevereiro de dois mil e vinte e dois.
Dorinato Artur Soares Rômulo Roncally Beirigo
Presidente Vice-Presidente
Claudiano Júnior Tavares Sandra Cristina Moreira
Primeiro Secretário Segunda Secretária
Adlson Tavares de Castro Aguimar Albino de Castro
Vereador Vereador
Francisco de Souza Paulino Geraldo de Araújo Moraes
Vereador Vereador
João Aparecido Prata
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE – ESTADO DE MINAS GERAIS – ATA – PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA – DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA – 02/FEVEREIRO/2022
Ao segundo dia do mês de fevereiro de dois mil e vinte e dois às nove horas, na sede do legislativo municipal sito à Rua Deputada Maria Pena n.º 01, a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste reuniu-se para a Primeira Reunião Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura. Antes de iniciado os trabalhos, o Sr. Presidente, Vereador Dorinato Artur Soares, solicitou ao Vereador Francisco de Souza Paulino que procedesse a leitura de um texto bíblico. Após a leitura, o Sr. Presidente determinou ao Primeiro Secretário, Claudiano Júnior Tavares que fizesse a chamada dos vereadores, constatando-se as seguintes presenças: Adlson Tavares de Castro, Aguimar Albino de Castro, Claudiano Júnior Tavares, Dorinato Artur Soares, Francisco de Souza Paulino, Geraldo de Araújo Moraes, João Aparecido Prata, Rômulo Roncally Beirigo e Sandra Cristina Moreira. Concluída a chamada, havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a Primeira Reunião Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura dando início aos trabalhos desta sessão, cumprimentando a todos os presentes. Na sequência, na PRIMEIRA PARTE – EXPEDIENTE foi lida a Ata da Terceira Reunião Extraordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Quinta Legislatura. Concluída a leitura, a Ata foi colocada em discussão e logo em seguida em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em seguida o Senhor Presidente determinou ao Primeiro Secretário Claudiano Júnior Tavares que procedesse a leitura das seguintes correspondências recebidas e expedidas pelo legislativo. Recebidas: Ofício n.º 127/2021 enviado pelo Prefeito Municipal encaminhando Lei n.° 803/2021; Ofício n.° 128/2021 enviado pelo Prefeito Municipal encaminhando Lei n.° 804/2021; Ofício n.º 129/2021 enviado pelo Prefeito Municipal encaminhando Lei n.° 805/2021; Ofício n.° 130/2021 enviado pelo Prefeito Municipal encaminhando Lei n.° 806/2021; Ofício n.° 131/2021 enviado pelo Prefeito Municipal encaminhando Lei n.° 807/2021; Ofício n.° 132/2021 enviado pelo Prefeito Municipal encaminhando Lei Complementar n.° 122/2021; Ofício n.° 133/2021 enviado pelo Prefeito Municipal encaminhando Lei Complementar n.° 123/2021; Ofício n.° 134/2021 enviado pelo Prefeito Municipal encaminhando Lei Complementar n.° 124/2021; Ofício n.° 1098/2021 enviado pelo Diretor-Geral da ARSAE – MG Antônio Claret de Oliveira Júnior, encaminhando resposta ao Ofício n.° 073/2021; Ofício n.° 33/2021 enviado pelo Diretor-Geral da ARSAE, encaminhando temas a serem tratados na Agência Regulatória 2022 da ARSAE-MG – Consulta Pública n.° 26/2021; Ofício n.° 008/2021 enviado pela Secretária Municipal de Meio Ambiente, solicitando copia do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município; Ofício n.° 72/2022 enviado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais Copasa, comunicando sobre os atendimentos Presenciais da Copasa/MG na Cidade. Ofícios Expedidos: Ofício n.° 76/2021 enviado ao Poder Executivo encaminhando Proposição de Lei n.° 042/2021 referente ao Projeto de Lei n.° 031/2021 e Proposição de Lei n.° 043/2021 referente ao Projeto de Lei n.° 032/2021; Ofício n.° 78/2021 enviado a Secretaria de Meio Ambiente em resposta ao oficio n.º 008/2021; Ofício n.° 01/2022 enviado ao Promotor de Justiça Pedro Henrique Andrade Santiago, encaminhando relatório final da auditória da construção do prédio da Câmara Municipal; Requerimento da cidadã Maria Ismã dos Santos Costa solicitando o uso da Tribuna Popular em reunião Ordinária. Continuando a sessão o Sr. Presidente, determinou à Agente Legislativa, que procedesse a apresentação, leitura e distribuição de cópias do Requerimento n.° 001/2022. O Sr. Presidente determinou ainda, que a Agente Legislativa procedesse a apresentação, leitura e distribuição de cópias do Projeto de Lei n.° 001/2022, que “Dispõe da política municipal de mobilidade urbana e da gestão do trânsito em São Sebastião do Oeste MG”, o qual é de competência das Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento, Tomadas de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão de parecer no prazo regimental. Dando continuidade a Sessão o Sr. Presidente determinou que à Agente Legislativo procedesse à apresentação, leitura e distribuição de cópias do Projeto de Lei n.° 002/2022, que “Reajusta os subsídios dos agentes políticos fixados pela n.° 750, de 25 de março de 2020, que fixa os subsídios dos agentes políticos municipais.”, o qual é de competência das Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento, Tomadas de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão de parecer no prazo regimental. Determinou também que à Agente Legislativa procedesse à apresentação, leitura e distribuição de cópias do Projeto de Lei n.° 003/2022, que “Parcelamento Solo Rural – Declara Zona de Expansão Urbana para fins de Instalação de Condomínio Rural – providências.”, o qual é de competência das Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento, Tomadas de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão de parecer no prazo regimental. Determinou ainda que à Agente Legislativa procedesse à apresentação, leitura e distribuição de cópias do Projeto de Lei Complementar n.° 001/2022, que “Altera redação do Anexo I da Lei Complementar n.° 110, de 10 de agosto de 2020, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos dos Profissionais da Educação do Município de São Sebastião do Oeste e dá outras providências.”, o qual é de competência das Comisssões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento, Tomadas de Contas e Serviços Públicos Municipais para emissão de parecer no prazo regimental. Na Sequencia o Sr. Presidente passou a palavra para a Senhora Maria Ísma dos Santos Costa representante dos beneficiários do Programa Habitacional Bairro da Graça para o uso da tribuna popular. Com a palavra a Senhora Maria Ísma dos Santos Costa comprimentou a todos presentes e iniciou sua fala informando aos vereadores que ela e alguns beneficiados estiveram na prefeitura para conversar com o prefeito sobre a situação dos lotes e se eles já haviam encontrado uma solução. Segundo Maria Ismã o prefeito municipal não estava, então conversaram com o chefe de Gabinete o Senhor Vagner Antônio da Silva, que informou que a prefeitura não pode fazer nada nesses lotes, pois segundo ele, lá é uma área embargada. Então, Maria Ísma questionou o chefe de gabinete porque a prefeitura não encontra uma outra área para serem doados os lotes, Vagner explicou que pra arrumar outra área para doação dos lotes é necessário dar baixa nesse processo e iniciar tudo novamente, e provalvemente nem todos os beneficiários vão se encaixar, e reforçou dizendo que o prefeito não pretendo doar lotes para ninguém. Ela disse que Vagner informou ainda que procurou a Caixa Ecônomica Federal para tentar uma parceria, mas não deu certo. Maria Ísma pediu então o apoio dessa casa para que seja marcada uma Audiência Pública e que seja convidado o Promotor de Justiça, o Deputado Estadual Cleitinho, o Poder Executivo e os beneficiários do loteamento para que juntos possam encontrar uma solução para resolver de uma vez por toda esta situação. Na Sequencia manifestou-se o vereador Rômulo Roncally Beirigo, comprimentando a todos presentes, começou dizendo da sua insatisfação com a resposta dada pelo Executivo aos beneficiados. Salientou que essa casa provocou o Ministério Público em relação a este lotes, e que o Poder Executivo respondeu ao ministério pedindo um tempo para encontrar outra área apropriada, e tiveram esse tempo, mais parece que nada foi feito durante este período. O vereador disse reconhecer que não esta fácil para o Executivo, pois deixaram um grande abacaxi nas mãos do prefeito, mas que por outro lado são muitas famílias precisando desses lotes, e essa situação precisa ser resolvida o quanto antes. O vereador salientou que concorda em ser realizada uma Audiência Pública pra resolver essa demanda. Salientou ainda que o Executivo tem que encontra uma saída, regularizar estes lotes ou encontrar outra área para distribuírem os lotes ou no mínimo devolver o dinheiro que foi investido pelos beneficiários. Salientou ainda que desconhece a informação de que a área do Bairro da Graça encontra-se embargada, o vereador solicitou à assessoria jurídica que enviasse um ofício para o Executivo solicitando informações sobre esse assunto do embargo. Em ato continuo o Sr. Presidente informou que vai marca uma audiência publica para esta questão e assim que tiverem uma data vai informar a todos. Na Sequencia o Sr. Presidente solicitou interstício de 15 minutos para a discussão do Projeto de Lei Complementar n.° 001/2022. Dando continuidade a reunião o Sr. Presidente determinou a Agente Legislativa que procedesse à leitura do Parecer Conjunto n.° 001/2022 das Comissões de Legislação Justiça e Redação, Finanças, Orçamento e Tomada de Contas. Em ato contínuo o Sr. Presidente determinou que a Agente Legislativa procedesse à leitura do Parecer Conjunto n.° 002/2022 da Comissão de Legislação Justiça e Redação. Na SEGUNDA PARTE - ORDEM DO DIA O Sr. Presidente, informou aos senhores vereadores que está incluído na pauta desta reunião o requerimento n.° 001/2022, Projeto de Lei Complementar n.º 001/2022, Projeto de Lei Complementar n.° 008/2021 e Emenda à Lei Orgânica n.° 001/2021. Dando continuidade aos trabalhos o Requerimento n.° 001/2022 foi colocado em única discussão, manifestando-se o vereador Rômulo Roncally Beirigo dizendo que foi procurado por alguns profissionais da educação que solicitaram informações a respeito da aplicação do recurso do FUNDEB do ano passado, e solicitaram a lista dos servidores que aderiram as férias prêmio, quanto tinha de saldo, quanto cada servidor recebeu, para obter estas informações foi formulado este requerimento de sua autoria, solicitando estas informações ao Poder Executivo. Em seguinda o requerimento n.º 001/2022 foi colocado em única votação, resultando aprovado por unanimidade e segue para o Poder Executivo. O Projeto de Lei Complementar n.° 001/2022 que “Altera redação do Anexo I da Lei Complementar n.° 110, de 10 de agosto de 2020, que dispõe sobre o plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Profissionais da Educação do Município de São Sebastião do Oeste e dá outras providências.”, Foi colocado em primeira e segunda discussão e votação resultando aprovado por unanimidade nos dois sufrágios seguindo para sanção. O Projeto de Lei Complementar n.° 008/2021 que “Revoga a Lei Complementar n.° 112, de 21 de janeiro de 2021, que regulamenta o art. 43 da Lei Orgânica do Município – Instituto do Apostilamento no serviço Público Municipal.”, Foi colocado em primeira e segunda discussão e votação resultando aprovado por maioria nos dois sufrágios seguindo para sanção, abstendo-se da discussão e votação o Vereador Claudiano Junior Tavares, por ser servidor efetivo do Municipio e a matéria ser de seu interesse. A Emenda à Lei Orgânica n.° 001/2021, que “Derroga o Artigo 43 da Lei Orgânica Municipal”; Foi colocada em primeira e segunda discussão e votação resultando aprovada por maioria nos dois sufrágios, abstendo-se da discussão e votação o Vereador Claudiano Junior Tavares, por ser servidor efetivo do Municipio e a matéria ser de seu interesse. Na TERCEIRA PARTE – ATOS FINAIS, O Sr. Presidente, solicitou ao Primeiro Secretário, Vereador Claudiano Júnior Tavares, que fizesse a chamada dos vereadores para o uso da palavra, manifestando-se o vereador João Aparecido Prata pedindo a benção de Deus para conduzir nossos trabalhos durante esse ano que se inicia, e disse ainda que vai juntamente com o vereador Geraldo de Araújo Moraes conversar com o prefeito municipal para saber melhor sobre a situação dos lotes do Programa Habitacional em questão. Manifestou-se também o vereador Rômulo Roncally Beirigo comprimentando a todos presentes, e parabenizou ao Presidente Dorinato Artur Soares, juntamente com os servidores desta Casa pela economia financeira obtida no ano passado, permitindo assim a devolução para os cofres da Prefeitura o valor de R$ 665.000,00 (seiscentos e sessenta e cinco mil reais) o maior valor devolvido até hoje pela Câmara ao Executivo. O vereador parabenizou tambem a Secretaria de Educação, diz que esteve na creche, que ela passou por uma reforma e esta linda para receber as crianças na volta às aulas no dia 07 de fevereiro de 2022, e pediu ainda uma atenção especial para a Escola São Sebastião que atende as crianças de 04 anos, o vereador fez uma visita à escola, e disse que o local não está adequado, é muito pequeno e diz que aumentou muito o número de crianças, devido esse aumento de crianças algumas turmas irão ser remanejadas para a Escola Almerinda Leite. Para finalizar disse que entendi que o município não tem no momento outro local apropriado, mas pedi que a Comissão Especial de Educação deste Poder Legisaltivo dê uma atenção especial a essa situação da Escola São Sebastião. Não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrado os trabalhos desta sessão. E para constar, Claudiano Júnior Tavares, Primeiro Secretário deste Poder Legislativo, mandou lavrar a presente ata, que depois de lida, discutida e aprovada será assinada por todos os vereadores. Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, dois de fevereiro de dois mil e vinte e dois.
Dorinato Artur Soares Rômulo Roncally Beirigo
Presidente Vice-Presidente
Claudiano Júnior Tavares Sandra Cristina Moreira
Primeiro Secretário Segunda Secretária
Adlson Tavares de Castro Aguimar Albino de Castro
Vereador Vereador
Francisco de Souza Paulino Geraldo de Araújo Moraes
Vereador Vereador
João Aparecido Prata
Vereador