Poder Legislativo de São Sebastião do Oeste - Site Oficial - "A casa do Povo de São Sebastião do Oeste"
O plenário da Câmara Municipal foi revitalizado e sua estrutura modernizada com instalação de mobiliário novo para melhor acolher a população de São Sebastião do Oeste.
Foi inaugurado oficialmente no dia 11 de agosto o Cac – Centro de Atendimento ao Cidadão – de São Sebastião do Oeste. Instituído pela Lei Complementar Municipal nº 108/2020, o CAC faz parte da estrutura do Poder Legislativo Municipal, que fica na Rua Deputada Maria Pena, 01 – Centro.
A cerimônia foi marcada pela presença do Prefeito Belarmino Luciano Leite, do representante dos ex-presidentes da Câmara, Sr. Otaviano Teixeira de Moraes, do pastor Wladimir Alexandre de Souza e todos os vereadores e servidores da Câmara Municipal.
O CAC funciona de segunda a sexta, das 7 às 16h e às quintas, funciona em horário especial, das 7h às 18h e disponibiliza os seguintes serviços:
Para os atendimentos referentes a assistência jurídica, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de renda, se houver.
Para os demais serviços, o interessado deverá apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço.
O horário de atendimento para assistência jurídica é às segundas, quartas e sextas das 7h às 13h, às terças das 10h às 16h, e às quintas das 12h às 18h.
O Centro de Atendimento ao Cidadão foi viabilizado pelos vereadores desta casa visando promover a cidadania em todos os seus âmbitos para a população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.
Tipos de serviços prestados pelo CAC:
• Agendamento para emissão de Carteira de Identidade no UAI em Divinópolis;
• Agendamento de perícias e atendimento presencial no INSS;
• Requerimento e acompanhamento de benefícios junto ao INSS;
• Emissão de 2ª via de contas (Cemig e operadoras de telefonia);
• Emissão de Carteira de Trabalho Digital;
• Requerimento de alistamento eleitoral (1ª via do título), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais ou alteração do local de votação, através de atendimento remoto (site do TER/MG);
• Solicitação de emissão de atestado de antecedentes criminais;
• Inscrição no CPF;
• Emissão de currículo;
• Solicitar serviços de energia junto à Cemig;
• Registro de ocorrência através da Delegacia Virtual nos casos de acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e objetos, desaparecimento de pessoas e danos simples;
• Assistência jurídica gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social:
• Ação de alimentos;
• Investigação e negatória de paternidade;
• Separação ou divórcio;
• Reconhecimento e dissolução de união estável;
• Requerimento administrativo e/ou judicial de benefícios previdenciários;
• Orientação quanto a infrações de trânsito sem vítima;
• Orientação quanto aos direitos do consumidor;
• Outros casos que poderão ser avaliados.
Para os atendimentos referentes à assistência jurídica, será necessário agendamento prévio.
No dia agendado apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de renda, se houver.
Para os demais serviços, somente documentos pessoais e comprovante de endereço.
O horário de atendimento para assistência jurídica é: segunda, quarta e sexta - de 7 às 13 h; terça de 10 as 16h e quinta, de 12 as 18h.
Para os demais serviços, segunda a sexta-feira das 7 às 16h.
As principais recomendações para manter longe os riscos de contaminação incluem bons hábitos de higiene. Para intensificar este trabalho de conscientização, a Câmara de São Sebastião do Oeste tem divulgado em suas redes sociais posts com dicas e dúvidas mais comuns para se proteger do Corona Vírus. As principais formas são pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas — saliva, tosse e espirro —, contato pessoal próximo, com objetos ou superfícies contaminadas e contato com a boca, nariz ou olhos. Daí a importância de manter alguns cuidados fundamentais. Confira algumas das dicas que estão no nosso Instagram e Facebook @camarassoeste:
Em reunião extraordinária realizada no dia 28 de abril de 2020 foi aprovado, por unanimidade o Projeto de Lei nº 007/2021 que Institui o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – CACS-FUNDEB. Após a aprovação o PL seguiu para o Poder Executivo para ser sancionada.
Os vereadores da Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste encaminharam, para o Prefeito, indicação para revisão do plano municipal de vacinação contra COVID-19. Esta providência é primordial para garantir a segurança sanitária da rede escolar e dos profissionais que nela trabalham face a sua maior vulnerabilidade e exposição ao vírus do COVID-19. Esta iniciativa é fundamental na programação do retorno das atividades regulares do sistema de ensino com escopo no retorno das aulas presenciais, frente aos severos prejuízos sofridos pelos nossos estudantes com esta paralização, tanto do ponto de vista do aprendizado, quanto do ponto de vista da proteção psicológica das criança e dos adolescentes que se encontram privados de ir à escola, conforme amplo estudo da sociedade brasileira de pediatria. Desta forma, importante este passo para o retorno das atividades regulares, resguardada a segurança e os protocolos sanitários e o devido acesso à educação, ambas garantias fundamentais.